A fórmula geral da alquila é: Metil é um radical que contem um carbono ligado a 3 hidrogenios. ... Isso não segue a formula geral da alquila, pois se temos 3 carbonos, deverá ter 3*2+1 hidrogenios, 7 hidrogenios ao invés de 8. Portanto, não é possível ter um grupo alquila com um metil.
Metil: Ramificação com 1 carbono. Etil: Ramificação com 2 carbonos. Repare que a cadeia principal corresponde ao Heptano e os grupos Metil e Etil são grupos substituintes do Hidrogênio. Propil: Ramificação com 3 carbonos.
O propeno e o ciclopropano são exemplos de isômeros porque esses compostos apresentam a mesma quantidade de carbonos (3) e hidrogênios (6) e, portanto, possuem a mesma fórmula molecular: C3H6. ...
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras....Exemplos de radical primário:
Radical. O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Escrev- é o radical do verbo escrever.
«A raiz é o constituinte da palavra que contém significado lexical mas não inclui afixos derivacionais ou flexionais (cf. carr- raiz nominal de carro). [...] O radical é o constituinte da palavra com significado lexical que não inclui afixos de flexão, mas que pode incluir afixos derivacionais [...].»
O sufixo de AMOROSO é OSO pois AMOR é o radical da palavra.
Para descobrimos a raiz de determinado grupo de palavras, é necessário eliminarmos os afixos, a vogal temática e desinências. O elemento morfológico comum entre todas elas poderá ser a raiz, marcando então sua referência semântica.
Morfologia. Em morfologia, o tema é o conjunto constituído por um radical mais seus afixos, porém, sem incluir a desinência nominal ou verbal.
Tema: é o radical acrescido da vogal temática. Portanto, o tema é o radical pronto para receber as desinências. Vogais e consoantes de ligação: intercalam-se na palavra, normalmente entre o radical e o sufixo (ou entre radicais, em algumas palavras compostas), para facilitar a pronúncia.