Erwin Chargaff (1905-1992), austríaco, tem seu nome gravado nos livros de biologia molecular. A “relação de Chargaff” é uma conhecida relação existente entre as bases nitrogenadas do DNA, na qual as proporções entre adenina e timina são equivalentes, assim como as proporções entre guanina e citosina.
Chargaff (apud SILVA, 2010, p. 73) descobriu experimentalmente que as bases que integram o DNA possuem certa regularidade relacional. Assim, para cada quantidade de adenina, há uma quantidade quase igual de timina; e para cada quantidade de citosina, há uma quantidade quase igual de guanina.
Através de cuidadosa experimentação, Chargaff descobriu duas regras que ajudaram a levar à descoberta da estrutura de dupla hélice do ADN. Chargaff e colaboradores buscaram quantificar cada um dos tipos de base nitrogenada do DNA (adenina, timina, citosina e guanina) de várias espécies.
O pareamento de bases explica as regras de Chargaff, ou seja, porque a composição de A é sempre igual a de T, e a composição de C se iguala a de GG 11start superscript, 11, end superscript. Onde há um A em uma fita, deve haver um T na outra, e o mesmo é verdade para G e C.
O pareamento de bases ocorre de maneira precisa: uma base púrica se liga a uma pirimídica – adenina (A) de uma cadeia pareia com a timina (T) da outra e guanina (G) pareia com citosina (C).
As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.
Vale destacar que o pareamento ocorre entre bases complementares, sendo observada sempre a união de uma base pirimidina com uma base purina. O pareamento entre as bases só acontece das seguintes formas: Adenina é pareada apenas com timina; Guanina é pareada sempre com citosina.
Por exemplo: se em uma molécula de DNA 20% dos nucleotídeos carregam a base adenina, a partir dessa informação saberemos a quantidade dos demais nucleotídeos. Ex: sendo a base A = 20%. Se A = T , então T = 20%. A soma de A + T = 40% da molécula de DNA, sobrando 60% para C e G, sendo 30% para C e 30% para G.
No DNA, a porcentagem de Adenina (A) é igual a de Timina (T); e Citosina (C) igual a Guanina (G). Logo, os percentuais de Guanina e de Timina encontrados nesta molécula são 16% e 34%, respectivamente. Bons estudos!.
Entre as características básicas da molécula de DNA destaca-se a complementaridade das bases (adenina pareia com timina, e citosina pareia com guanina), a qual torna o DNA adequado para estocar e transmitir a informação genética de geração para geração; e a polaridade oposta das fitas de DNA, ou seja, que uma fita tem ...
No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas: » Adenina (A) » Guanina (G) » Citosina (C)
Citosina, timina e uracila são pirimidinas, enquanto a adenina e a guanina são purinas. No DNA, estão presentes as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, por sua vez, a timina está ausente e, no seu lugar, encontramos a uracila.
O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos. Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.
Qual das alternativas abaixo traz. apenas nomes de bases nitrogenadas púricas? A. Uracila e adenina.
Como ocorre a ligação entre as bases nitrogenadas? As fitas antiparalelas do DNA são unidas por ligações chamadas pontes de hidrogênio. Adenina se liga à Timina através de duas pontes de hidrogênio (A=T) e Citosina se liga à Guanina através de três pontes hidrogênio (C≡G).