Ductilidade é a propriedade que indica o grau de deformação que o material consegue suportar (chamada deformação plástica) até seu total rompimento.
Resistência do aço e elementos de liga Exemplificando, a adição de carbono (principalmente), molibdênio e silício ao aço está associada diretamente ao aumento de sua resistência mecânica, ou seja, melhoram o desempenho do aço, principalmente, mediante aos esforços que demandam tração e compressão.
Dentro do aço, o carbono, juntando-se com o ferro, forma um composto chamado carbeto de ferro (Fe3C), uma substância muito dura. Isso dá dureza ao aço, aumentando sua resistência mecânica.
O aço carbono é uma liga metálica, e sua constituição de liga confere ao aço o seu nível de resistência mecânica, dispondo de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição.
A sigla CA significa apenas “Concreto Armado”. ... O CA-50 possui a resistência característica de 500 MPa. Já o CA-60 possui a resistência característica de 600 MPa. O número gravado na estrutura das barras de aço representa a resistência que o aço permite ao escoamento.
fyk é a resistência característica do aço ao escoamento na tração. fyd é a resistência de cálculo do aço ao escoamento na tração.
R: São as categorias do aço. Os valores de escoamento, ou seja, a carga de trabalho que a barra ou fio deve suportar, definem a categoria dos aços: 50kgf/mm² ou 500 MPa para o CA-50, 25kgf/mm² ou 250 MPa para o CA-25, e 60 kgf/mm² ou 600 MPa para o CA-60. ...
O aço do tipo CA-60 também atende às exigências da ABNT NBR 7480, além da certificação emitida pela ABNT/Inmetro. Além de oferecer uma excelente aderência – assim como o CA-50, o CA-60 dispõe de alta soldabilidade, prevenindo também a fissuração do concreto.
Em concreto armado, bitola é a designação dada ao número que representa o valor arredondado em milímetros do diâmetro da seção transversal nominal de uma barra ou fio de aço.
As bitolas de um carro são a distância entre as rodas esquerda e direita de um mesmo eixo. Como elas interferem na performance e dirigibilidade de uma carro.
Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Medindo o Comprimento Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Nos dois casos, a forma de medição é muito simples: Verifica-se a dimensão real e desconta-se 1/4” ou 2/8” da medida real. Exemplo1: Ao medir, constatou-se 3/8”. Descontando-se 2/8”(1/4”), a medida da rosca será 1/8”.