O documentário “Raça”, dirigido por Joel Zito Araújo e Megan Mylan, acompanha a rotina de três pessoas negras na linha de frente contra a desigualdade no país que se orgulha em professar uma democracia racial. Ao apresentar a vida de cada personagem, o filme mescla diferentes dimensões da luta pela igualdade racial.
Raça conta a história real do lendário JESSE OWENS, atleta negro que brilhou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, e acabou no que era para ser uma festa dos ideais de supremacia ariana de Hitler.
Trata a história de Owens nos "Jogos de Hitler", explicitando o racismo onipresente em toda trajetória do atleta. Além de uma grande história relacionada às Olimpíadas nos mostra também como o preconceito e a segregação era forte nos EUA e, é claro, a perseguição a negros e judeus na Alemanha Nazista.
O filme Raça (Race) é uma cinebiografia do atleta Jesse Owens, que participa dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, na Alemanha nazista, desafiando a tese da supremacia da raça Ariana proposta por Adolf Hitler.
O filme denuncia o racismo presente na sociedade americana da década de 30, por exemplo, negros não podiam se sentar junto aos brancos nos ônibus, não podiam frequentar os mesmos dormitórios estudantis e nem o mesmo banheiro.
Atletismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 - 200 m masculino
Nas Olimpíadas, Owens ganhou medalhas de ouro no salto em distância, nos 100 e 200 metros rasos, e no revezamento 4 x 100 metros. Ele também alcançou novos recordes olímpicos e mundiais. Owens se formou na universidade em 1937 e trabalhou para a Comissão Atlética de Illinois, nos Estados Unidos.
31 de março de 1980
Inge Sorensen
Em um 1 de agosto de 1936, Hitler deu início à décima primeira Olimpíada através de um novo ritual olímpico: um corredor chegou ao local carregando uma tocha que havia sido trazida por revezamento desde o local dos antigos jogos em Olímpia, na Grécia. ... A Alemanha foi a grande campeã da 11ª Olimpíada.
Mas por outro lado, a Alemanha liderou o quadro de medalhas, com 33 medalhas de ouro....Jogos Olímpicos de Verão de 1936.
As Olimpíadas de Moscou, em 1980, foram marcadas por um grande boicote liderado pelos Estados Unidos. ... Em 1984, foi a vez de a União Soviética boicotar os Jogos de Los Angeles. Já em 1988, os Jogos aconteceram na Coreia do Sul, o que levou a Coreia do Norte a boicotar o evento, exemplo seguido por Cuba.
No período democrático conhecido como Populista (1945-1964), o esporte foi utilizado para “melhorar” a imagem dos governantes perante o povo. No período da ditadura militar, o futebol foi usado como forma de acalmar os ânimos da população e fazer propaganda ideológica.
Resumo: O artigo mostra como a Alemanha nazista usou os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 para resgatar a autoestima do povo alemão, difundir seus dogmas e, principalmente, exaltar a raça ariana como superior.
Jogos Olímpicos de 1920
atletismo
Educação Física
O Brasil disputou os Jogos pela primeira vez nesta edição. Ao todo, foram 21 atletas e três medalhas: uma de ouro, uma de prata e outra de bronze, todas no tiro.
Os atletas brasileiros passaram longe das cinco primeiras edições de Jogos Olímpicos, de 1896 a 1912. A participação do Brasil só começou em Antuérpia-1920 e, de lá para cá, a única ausência foi em Amsterdã-1928. Na história, foram 129 medalhas, 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze.
Há 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica. Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.
A estréia brasileira em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Antuérpia-1920. Foi na cidade belga que o Brasil também ganhou sua primeira medalha, e logo a de ouro, feito conseguido no tiro ao alvo por Guilherme Paraense, um tenente do Exército.
de 2016
Ao longo de 13 Olimpíadas, sempre com torneios masculinos e femininos, 45 seleções já disputaram a competição, sendo que vinte delas conquistaram medalhas. Porém, neste intervalo de tempo, somente um país participou de todas as edições: o Brasil.
Por causa do formato, vários dos países historicamente fortes no futebol têm campanhas modestas ou inexpressivas: Pentacampeão mundial da modalidade, o Brasil conquistou seis medalhas no futebol olímpico: prata em 1984, 1988 e 2012, bronze em 1996 e 2008 e só conseguiu a medalha de ouro jogando em casa na edição do Rio ...
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021, mas mesmo assim 2020 é um ano que o Brasil tem muito a comemorar porque o país completa 100 anos de participações em Olimpíadas. Desde a primeira, em Antuérpia 2020, foram conquistadas 129 medalhas por nossos atletas, 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze.
Com 23 medalhas, o voleibol (quadra 10 / praia 13) é o esporte que mais medalhas deu para o Brasil, seguido pelo judô com 22 medalhas e pela vela, com 18 medalhas. [1] O voleibol também é o esporte com mais medalhas de ouro, num total de oito entre voleibol de quadra e vôlei de praia.
A seleção brasileira já conquistou todos os principais campeonatos de voleibol. Nos Jogos Olímpicos, o Brasil possui seis medalhas: três de ouro conquistadas respectivamente em Barcelona (1992), Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016) e três de prata conquistadas em Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012).