Dicas para montar o TCC de Pedagogia
A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
Deste modo behavioristas radicais enfatizam a determinação ambiental na compreensão dos comportamentos (abertos e encobertos) do indivíduo, enquanto cognitivo-comportamentais priorizam os processos cognitivos, considerando que o homem reage a um ambiente percebido e não a um um ambiente real.
A psicologia cognitiva é um ramo da psicologia onde o foco é sobre a cognição do ser humano. Por outro lado, a psicologia comportamental é um ramo da psicologia em que o foco é principalmente no comportamento humano. É com base nestas áreas focais que os temas e conteúdos de cada campo diferem uns dos outros.
O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação. Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos.
Enquanto os primeiros defendem a análise do comportamento observável, os segundos estudam os processos mentais envolvidos na aprendizagem. São representantes do behaviorismo e do cognitivismo, respectivamente: a) Watson e Gardner.
No quesito emoção, os cognitivistas afirmam que as emoções são derivadas dos padrões de pensamento, pautadas nas crenças, direcionando a maneira como as pessoas interpretam a situação. Para o construtivismo, as emoções não são nem racionais, nem irracionais, mas sim adaptativas por natureza.