Os produtos laminados podem ser inicialmente classificados em: produtos semi-acabados e produtos acabados. Produtos semi-acabados: são os blocos, as placas e os tarugos. Produtos acabados: se subdividem em dois grupos – produtos não-planos e produtos planos.
É um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, por meio da passagem entre dois cilindros de aço ou ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos.
É um dos processos mais antigos de transformação dos metais, utilizados por primitivos ferreiros. O processo consiste em dar uma forma útil aos materiais através de prensagem ou martelamento. A maioria das operações de forjamento são efetuadas a quente, embora certos metais possam ser forjados a frio.
Significado de Forjaria Forjaria vem do verbo forjar. O mesmo que: manipularia, maquinaria, fabricaria, inventaria, faria, tramaria, urdiria.
Peças Forjadas são originadas por um processo industrial que envolve a formação de metais por meio de forças de compressão localizadas, os golpes são feitos com um martelo, muitas vezes um martelo de grande potência.
A principal razão é que poucas peças estão envolvidas e o fundido tende a ter melhor soldabilidade. No forjamento o metal sólido é forçado na cavidade da matriz, na fundição o metal é vazado na cavidade do molde. O líquido pode preencher facilmente todas a partes da cavidade.
Os virabrequins forjados são feitos normalmente em aço de melhor qualidade que os fundidos e imediatamente após serem retirados do molde de fundição, ainda incandescentes, são submetidos a uma prensa de centenas de toneladas que possui um molde em aço com o formato do blank, mas que não chegam a fechar completamente, ...
Na maioria dos casos, o forjado gera uma estrutura de grão orientada à forma de peça, resultando em maior resistência e ductilidade, bem como resistência ao impacto e a fadiga. Forjados fazem uso melhor e mais econômico de materiais.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PROCESSO DE FORJAMENTO Vantagens: Controlando a deformação durante o processo de forjamento, pode-se melhorar as propriedades mecânicas da peça produzindo um alinhamento direcional, melhorando assim propriedades de tensão, ductilidade, impacto e resistencia à fadiga.
* Forjamento em Matriz Aberta Sem atrito Com atrito * Forjamento em Matriz Aberta * Forjamento em Matriz Aberta * Forjamento em Matriz Aberta Vantagens Matrizes simples e barato; grande faixa de tamanhos; boa resistência mecânica Desvantagens Somente formatos simples; dificil obter tolerâncias estreitas; usinagem ...
O forjamento em matriz aberta consiste em operações relativamente simples de conformação por forjamento. Esse tipo de forjamento é conformado em matrizes de formatos simples ou planas que geralmente não se tocam.
Forjamento em Matriz fechada Nos casos em que a deformação ocorre dentro de uma cavidade totalmente fechada, sem zona de escape, é fundamental a precisão na quantidade fornecida de material: uma quantidade insuficiente implica falta de enchimento da cavidade e falha no volume da peça; um excesso de material causa ...
O forjamento a frio ocorre na temperatura ambiente, sendo um procedimento particularmente interessante devido ao fato de se permitir a fabricação de componentes com grande precisão dimensional, geometrias complexas e com acabamento próximo ao uso da peça (near-net-shape).
No forjamento em matriz, o material é deformado entre duas metades de matrizes, que fornecem a forma desejada à peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada e, assim, se obtém peças forjadas com tolerâncias dimensionais mais estreitas.
Isso porque, como a liga metálica é quente, é fácil se manipular, permite formas mais elaboradas do que o forjamento a frio. O forjamento a quente é comum para metais mais duros como o aço. Alguns dos mosquetões mais sofisticados, assim como a maioria dos dispositivos de segurança em escalada, são forjados a quente.
10 São características do trabalho a quente, exceto: a) Aumento da resistência mecânica b) Redução do trabalho do maquinário c) Redução de deformações profundas d) Grande produção de oxido. ... c) Virabrequim, bielas, parafusos e discos de transmissão.
Porque a laminação é o processo mais usado para fabricar placas e tarugos, mesmo possuindo um custo bastante alto para sua instalação? Porque possui grande versatilidade (resultando em vários produtos) e a alta produtividade compensa o custo gasto na instalação.
Como se apresentam as propriedades mecânicas de um produto forjado a frio e a quente? As propriedades mecânicas dos produtos forjados são limitadosà temperatura de trabalho (quente ou frio). ... Neste processo ocorre a recristalização do material, proporcionando maior ductilidade e menor resistência mecânica.