Punção venosa consiste na introdução de uma agulha numa veia para injectar medicamentos ou para extrair sangue. Podem ser utilizadas agulhas rígidas ou flexíveis (pouco traumáticas) quando a veia deve permanecer alguns dias acessível para introdução de fármacos.
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
Punção da laje nada mais é que a ruína por cisalhamento antes de a capacidade resistente a flexão ser atingida, provocando uma ruptura abrupta, sem aviso, e geralmente desastrosa. Simplificadamente, o pilar "fura" a laje, que vem a baixo puxada pela gravidade.
Na Punção Biópsia Aspirativa com Agulha Fina (PAAF), uma agulha fina é inserida dentro da glândula tireoidiana, sendo guiada pela ultrassonografia, aspirando ou succionando células e/ou liquido de nódulos tireoidianos. A amostra obtida é então avaliada para excluir ou afirmar a presença de células cancerosas.
Caso você sinta algum incômodo, tente seguir as dicas abaixo:
Cistos mamários são “nódulos de água” que acontecem na estrutura funcional da mama. Sua causa exata é desconhecida, mas acredita-se que tem relação com os hormônios sexuais femininos: estrógeno e progesterona e o processo de involução lobular.