As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:
A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. ... Sendo assim, a NOTÍCIA é um relato relativamente curto e objetivo, escrito em 3ª pessoa (em que o narrador é observador e conta os fatos).
Corpo da Notícia Os parágrafos seguintes devem ser preenchidos com todos os dados, citações e todas as informações que ajudem a relatar precisamente o fato que está apresentado.
A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto. ... Texto: os fatos narrados do acontecimento em questão. Deste modo, quem escreve notícias deve ser um bom escritor, pois as palavras devem ter combinações tais que atraiam leitores e telespectadores!
Para começar a escrever uma notícia, você precisa pesquisar bastante sobre o assunto....Parte 1 de 3: Planejando sua notícia
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros, podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. ...
A notícia é composta por título, subtítulo, lead e estrutura (corpo da matéria). O título irá atrair os olhares para instigação à leitura e informa brevemente sobre o assunto. O subtítulo acrescenta informações ao título. O LEAD (lide) se apresenta de forma breve, muitas vezes no primeiro parágrafo.
A notícia é um formato de de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento, socialmente relevante que merece publicação em um meio de comunicação social.
O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
Resposta: O lide aparece na primeira parte. O lide consiste na parte inicial do texto, a que prende o leitor. Precisa responder as perguntas quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/ para que logo no primeiro parágrafo.
São elementos identificadores da ação: as partes, o pedido e a causa de pedir. A expressão utilizada deixa claro, desde logo, que há elementos da ação que não as identificam, como o “interesse de agir”.
São elementos da ação as partes, o objeto de demanda judicial e a causa que originou o pedido. De acordo com a doutrina, “partes são as pessoas que pedem, ou em face das quais se pede, em nome próprio, a tutela jurisdicional” (Schöner, Rosenberg, Amaral Santos, Frederico Marques, Gabriel de Rezende Filho).