O acesso dos indivíduos à sala, a porta, durante a realização dos exames, deve estar fechada, com sinalizador vermelho "tomógrafo em uso", a fim de impedir que qualquer indivíduo adentre o ambiente e receba doses de radiação desnecessariamente. A porta não pode ser uma porta convencional. Deve ser uma porta blindada.
Independente da geração do aparelho de tomografia computadorizada há componentes-padrão, que serão descritos.
Na sala na qual o exame é realizado, apenas o paciente permanece. O profissional que acompanha a ressonância magnética se comunica por ele a partir de um sistema de som com microfone. Quando ligado, o equipamento cria um campo magnético e utiliza as ondas de rádio para coletar imagens.
O novo tomógrafo suporta até 320 kg e tem o diâmetro 10 cm maior que o convencional. Antes, pacientes de 150 kg que precisavam fazer exames usavam um aparelho semelhante, mas de uso veterinário.
O preço da ressonância magnética, feito de forma particular, pode variar entre R$ 800 e R$1.
A duração média para a realização da RM da coluna é de 30 minutos. Contudo, o tempo que demora a realizar o exame poderá ser superior caso se recorra à utilização de contraste. Veja mais informação em contrastes na RM.