A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
A escola emerge como uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo e para ele próprio, da mesma forma como emerge para a evolução da sociedade e da própria humanidade. A escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos.
Sobre a educaçao institucionalizada podemos dizer que 1- acontece nas organizaçoes não governamentais. 2- não se preocupa com a contrução do conhecimento cientifico. 3 é aquela que se efetiva pelo sistema educacional sendo a escolarização do sujeito. 4- acontece fora do espaço escola.
Dentre as práticas do passado que ainda perduram nas escolas públicas ou privadas , pode - se citar: educação transformadora e educação embarcada. ... Além disso, pode - se citar a educação embarcada, onde o aluno era ensinado a desempenhar uma função em específico na sociedade.
As sociedades ditas primitivas são, neste sentido, sociedades mais simples, ou sociedades sem Estado. ... De facto, as sociedades que foram designadas de primitivas caracterizam-se por serem sociedades baseadas na oralidade, não dotadas de práticas de escrita e de técnicas modernas; daí a expressão de arcaicas.
Um bom chefe é aquele que doa seus bens, ou é aquele que não se manifesta quando os indivíduos da tribo pegam seus bens para si. Uma das características do chefe indígena em alguns povos é de ser um dos mais simples tanto em vestimentas como em possessões.
O trabalho na sociedade primitiva ligava-se diretamente com o nomadismo, visto que quando os grupos humanos percebiam que estava ocorrendo uma escassez de alimentos, logo eles partiam para novas florestas e regiões.