As minhocas alimentam-se dos restos orgânicos, eliminam suas fezes no solo, produzindo assim, o húmus que serve como um adubo natural.
Dentro do grupo dos heterótrofos estão os consumidores (grilos, sapos, cobras, gaviões) e decompositores (minhocas), enquanto o grupo dos autótrofos é ocupado pelos produtores (plantas).
Minhocas são 82% proteína, ricas em omega 3 e, segundo relatos, tem gosto de bacon. Já se imaginou saboreando um macarrão com minhocas?
lavagem interna e externa. Sob essa temperatura, as minhocas se livram do material contido nos seus tratos intestinais. Após a lavagem as minhocas serão congeladas a -20°C. até atingir a umidade ao redor de 5-10% da matéria seca, quando será retirada e triturada para obtenção de farinha finamente moída.
Existem 65 calorias em 3 1/2 unidades (20 g).
E a proteína é indispensável na alimentação humana! Pesquisas indicam também que os insetos oferecem ao nosso corpo a energia necessária para fazer as mais diversas tarefas. Cem gramas de cupins, por exemplo, fornecem 561 calorias, quando um ser humano precisa de cerca de 2.
Estudos têm demonstrado que a “carne” dos insetos contém quantidades de proteínas e lipídeos satisfatórias e são ricas em sais minerais e vitaminas. Por exemplo, a formiga da espécie Atta cephalotes (tanajura) possui mais proteínas (42,59 %) do que a carne de frango (23 %) ou bovina (20 %).
Tabela Nutricional Cada 200 calorias de gafanhoto oferecem 31 gramas de proteína e apenas oito gramas de gordura. Enquanto a mesma proporção de carne vermelha possui 22 gramas de proteína e 15 gramas de gordura.