a) - No cloreto de sódio (NaCl) a célula unitária é composta por oito átomos centrados nos pontos: A rede espacial do cloreto de sódio é do tipo fcc (face center cubic). A tabela abaixo mostra outros cristais com a mesma estrutura espacial que o NaCl.
O sal pode vir da terra, do mar, dos lagos e representa ingrediente importante na nossa alimentação e no funcionamento de nosso organismo; deriva dele a palavra “salário”. ... O sal marinho resulta da evaporação da água do mar. O sal gema é obtido da terra, da exploração de jazidas do mineral halita.
O processo de refino constitui uma moagem mais sofisticada, já que o sal é aquecido a 120 graus centígrados, em uma operação conhecida por "torragem". Após este processo, o sal está pronto para ser embalado em sacos plásticos, tornando-se apto para ser comercializado e chegar até o paladar do consumidor.
Uma salina é uma área de produção de sal marinho pela evaporação da água do mar ou de lagos de água salgada. O sal marinho formado na salina é uma rocha sedimentar química, que tem origem na precipitação, quando esta sofre evaporação.
Resposta. Denomina-se por sal-gema o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre . Pertence ao grupo das rochas sedimentares, mais especificamente às rochas sedimentares quimiogénicas, evaporitos. Devido a ser formado por reações químicas.