O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
O tecido conjuntivo é responsável por diversas funções no corpo humano: Sustentação: o tecido conjuntivo contribui como suporte para os tecidos epitelial nervoso e muscular. Armazenamento: o tecido conjuntivo é também o responsável por armazenar eletrólitos, lipídios e glicosaminoglicanas.
Os tecidos do corpo humano são grupos de células com formato e funções parecidas. O principal objetivo dos tecidos do corpo humano é sustentar o corpo. A ciência responsável pelo estudo dos tecidos é a histologia.
Existem no corpo humano quatro tipos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por um agrupamento de células de formas e funções parecidas. Sendo assim, a diferenciação dos tecidos se dá pela diferença na especificidade de cada conjunto de células.
Os tecidos humanos podem ser classificados em diferentes tipos, sendo os quatro tipos básicos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Tecidos são conjuntos de células organizadas que trabalham de maneira integrada para desempenhar uma determinada função.
Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular.
Ao ver ou tocar um tecido, mesmo a pessoa mais iniciante consegue identificar algumas características que o diferencia de um outro tecido. O peso, a textura, a flexibilidade, a temperatura que ele passa, se ele desliza ou é mais áspero.
Veja alguns nomes de tecidos para roupas que são ótimos para os dias de calor:
algodão
Pode-se citar como exemplos de tecidos planos: tela, cetim, sarja, tricoline, popeline, gabardine, oxford, etc. A malha é constituída por fios têxteis, tramados na mesma direção, que é a horizontal.
OS TECIDOS COM ELASTANO MAIS USADOS:
💎 LINHO
Os tipos mais comuns de tecidos de algodão no mercado são:
musseline
Os tecidos transparentes e semitransparentes mais conhecidos são o crepe chiffon, o crepe georgete e o chiffon. Por serem muito leves, macios e escorregadios, esses tecidos exigem muito cuidado no momento do corte e da costura.
Chambray
Para começar, renda é todo tecido que forma um desenho com entrelaçamento de fios. Então tule bordado é renda, guipir é renda, e até crochê é renda.
O que são tecidos sintéticos? É considerado um tecido sintético aquele que é feito de poliamida, nylon, lycra, viscose, poliéster, acrílico, acetato e elastano. Essas peças feitas artificialmente contam com pouca ou nenhuma passagem de ar, sendo mais grossos e com a aparência “plástica” e brilhosa.
Mousseline
Tecido renda guipir vermelho escarlate - A renda guipir pode também ser chamada de gripir, guipure ou gripier. É caracterizada por ser mais encorpada e de maior espessura. Possui fundo vazado e desenhos bem marcados. É considerada uma das rendas mais nobres e versáteis.
Situado na região Central de São Paulo (Loja 1 – 25 de Março, 717 / Loja 2 – Rua Comendador Abdo Schahin,170) e com mais de 50 anos de tradição, a Maluli Armarinhos é a sua loja de aviamentos e armarinhos.
Como Tingir Renda com Tinta em Pó ou Líquida
É possível tingir tecidos com mescla de algodão e acetato, acrílico ou poliéster? Sim, desde que a composição do fio apresente maior porcentagem de fibras tingíveis como: algodão, poliamida (nylon), linho, juta, etc. Tanto o “Tingecor” como o “Vivacor” não tingem acetato, acrílico e poliéster.