Gil (2007, p. 58) conceitua o estudo de caso como um estudo aprofundado sobre objetos que podem ser um indivíduo, uma organização, um grupo ou um fenômeno e que pode ser aplicando nas mais diversas áreas do Page 12 12 conhecimento.
O estudo de caso é um método de pesquisa que utiliza, geralmente, dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto.
De acordo com Yin (2005, p. 32), o estudo de caso “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”.
O estudo de caso, também chamado de case, é uma pesquisa ampla e profunda de um ou de poucos objetos de estudo, que permitem o conhecimento amplo e detalhado de uma temática. ... Existem diferentes tipos de estudo de caso. Por exemplo, ele é muito comum no âmbito acadêmico, sendo usado como TCC em determinados cursos.
O roteiro instrucional elaborado está constituído de: (1) questões norteadoras; (2) identificação (do local ou pessoa em estudo); (3) resumo dos problemas ou alterações identificados; (4) fundamentação teórica; (5) alternativas ou propostas; (6) ações implementadas ou recomendas e (7) discussão.
Os passos para fazer seu estudo de caso no TCC
Faça uma descrição detalhada do caso seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos. Adicione detalhes suficientes para que o leitor possa formular uma interpretação adequada. Remove dados supérfluos, como data de exames e dados não confirmados. Se o seu manuscrito trata de vários casos, descreva-os em sequência.
Fávero (2004) afirma que o Estudo Social é um instrumento de competência do Assistente Social. Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo a intervenção.
ESTUDO SOCIAL QUE REVELA QUE OS DIREITOS E INTERESSES DA CRIANÇA ESTÃO BEM ATENDIDOS PELO GENITOR. ... Em se tratando de ação de guarda, o bem-estar e o melhor interesse da criança são valores cardeais que devem nortear a prestação jurisdicional.
O Serviço Social envolve planejar, colocar em prática e acompanhar projetos sociais que visam à resolução de situações desfavoráveis aos grupos mais frágeis da sociedade.
Serviço social: é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.
Nessa profissão, as qualidades humanas representam um papel mais importante que o conhecimento técnico. Entre as características ideais para ser um Assistente Social estão a capacidade crítica e reflexiva, sensibilidade, proatividade, boa comunicação e habilidade para mobilização e organização.