Os movimentos das placas tectônicas
Convergente: placas que se movimentam na direção umas das outras. Com isso, elas colidem e geram eventos terrestres, como tremores e alterações no relevo, como o surgimento de montanhas; Divergente: placas que se afastam uma das outras, como as placas dos continentes africano e sul-americano.
A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras. A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.
Sim, é verdade! Ao longo da história da Terra, as massas de terra que formam os continentes se movimentaram bastante, e continuam se movendo até hoje. ... Os continentes se movimentam porque eles estão em cima de uma camada chamada litosfera, que flutua livremente sobre uma camada quase líquida chamada de manto.
Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões.
Resposta: Pois o Brasil está distante da área de convergência entre placas tectônicas.