Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
Ora faz ost'o senhor de Navarra
Foi composta por Paio Soares de Taveirós e recebeu esse nome por ter sido dedicada a D. Maria Pais Ribeira, concubina de Sancho I de Portugal, apelidada de "Adãozinho".
Fazendo parte do trovadorismo, a cantiga é classificada como de amor, por possuir o eu-lírico masculino, falando de um amor platônico. Veja agora a Cantiga da Ribeirinha e sua versão em português recente.
As diferenças que vemos entre o soneto de Camões e a Cantiga da Ribeirinha, são: Camões possuía uma linguagem mais dramática, descrevendo o amor de uma forma platônica, enquanto a cantiga de ribeirinha traz enaltece o amor de uma forma mais carnal.
CANTIGA DE AMIGO são cantigas onde o homem amado era chamado de "meu amigo ". O tema era sempre a ausenciado seu amado,que foi lutas em uma guerra ou a abandonou por outra mulher . O eu - lírico é feminino. CANTIGA DE AMOR O poeta fala da beleza da moça amada , relata o seu sentimento amoroso inatingível .
Cantigas trovadorescas é a denominação concedida aos textos poéticos da primeira época medieval e que fizeram parte do movimento literário do trovadorismo. Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas".
Neste sentido, as cantigas de escárnio se baseiam numa crítica ou sátira com duplo sentido para uma determinada pessoa. Já nas cantigas de maldizer, por mais que também exista a sátira por trás, não são acompanhadas de duplos sentido, sendo compreendidas como cantigas com objetivos mais diretos.
substantivo feminino Composição curta própria para ser cantada: cantiga de ninar. [Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.
As cantigas de escárnio e maldizer apresentam temática satírica e abundante ironia, sendo ricas em trocadilhos e outros artifícios geradores de ambiguidade. ... As cantigas satíricas medievais são de escárnio ou de maldizer. Cantigas de escárnio são aquelas em que o trovador critica sem individualizar a pessoa criticada.
A Cantiga de escárnio é a sátira indireta, sutil, irônica, sarcástica, evitando-se citar o nome da pessoa-alvo da zombaria. Veja o exemplo. De um certo cavaleiro sei eu, por caridade, que nos ajudaria a matar tal saudade.
É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.