Em recém-nascidos saudáveis a saturação de oxigênio com 1 minuto situa-se ao redor de 60-65%, atingindo valores entre 87-92% no quinto minuto. O boletim de Apgar não deve ser utilizado para determinar o início da reanimação, mas sim para avaliar a resposta do paciente às manobras realizadas.
Indica-se sucção, incluindo o uso de uma seringa bulbo, apenas para lactentes que apresentam obstrução óbvia das vias respiratórias ou que exigem ventilação com pressão positiva. Recomenda-se um atraso de 30 segundos no clampeamento do cordão umbilical para lactentes pré-termo e a termo que não precisam de reanimação.
Vigoroso - FC> 100 bpm, respiração eficaz e tónus adequado, iniciar os primeiros passos como nos restantes RN. Não vigoroso - não estimule o RN. A prioridade será a ventilação e a aspiração endotraqueal de mecónio deverá ser realizada se este for obstrutivo. Não atrasar a ventilação se for inexperiente.
Ventilação por pressão positiva Caso não haja estabilização da respiração e a frequência cardíaca esteja acima dos 100bpm, é necessário iniciar o procedimento de ventilação por pressão (VPP), garantindo que os pulmões do RN inflem, dilatando a vasculatura pulmonar.
Aspirar o excesso de mecônio uma única vez; se o RN permanecer com FC