Cifras de acordes podem ser inseridas primeiramente selecionando uma nota e depois teclando Ctrl + K . Isso cria o objeto de texto cifra de acorde para o acorde selecionado. Tecle Espaço para mover-se para o próximo acorde.
Em um acorde as notas são tocadas simultaneamente, ou seja, juntas. Na partitura para escrever notas que serão tocadas juntas nós colocamos uma nota em cima da outra. Observe como ficam posicionadas as notas Sol e Mi no pentagrama: Continuando…
Simples, basta introduzir a partitura em um programa de notação musical, e depois fazer o mesmo criar uma tablatura a partir dos dados de notação tradicional.
É o ScoreCleaner Notes, desenvolvido por um time de músicos pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology, na Suécia. Ele “escuta” a melodia e então a escreve em partitura, para que o usuário compartilhe em suas redes sociais ou por email, sem precisar saber nada sobre teoria musical.
A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:
Técnicas para tablatura Hammer-on: pode ser simbolizado pela letra "h" ao lado do número na tablatura, e, como indica o próprio nome, é uma "martelada". ... É representado pela letra "p". Bend: é quando se levanta ou abaixa os dedos da mão esquerda, para atingir tons diferentes do que o da corda pressionada.
Para fazer o hammer on coloque o dedo indicador da mão esquerda na casa 2, palhete a corda e depois aperte o dedo médio na casa 3, sem palhetar. Mantenha os dois dedos pressionados. Para fazer o pull off tire o dedo médio (o da casa 3) mantendo o dedo indicador (casa 2) firme, não palhete.
No hammer-on, você deve “martelar” (hammer em inglês = martelo) a nota apenas com a mão esquerda, sem palhetar a nota. Já no pull-off, você deve fazer o movimento de puxar (pull em inglês = puxar) a corda apenas com a mão esquerda, também sem utilizar a palheta.
voce palheta a corda... com o dedo no traste que for ... dai vc solta o dedo do traste.. ou seja ao invés de vc martelar a corda vc vai arrancar o dedo da corda rapidamente... valeu ai !!! Eu tbm uso de puxar a corda com o dedo que estiver preso na casa, meio q um poco pro lado, exige um pouco de treino!
Para executar a técnica é necessário colocar o polegar em cima do braço da guitarra, ajudando assim, a fazer uma alavanca para levantar a corda. Dependendo do dedo com o qual se fará o bend, sua forma de fazê-lo será diferente.
As sequências serão: na corda E (mizinha): 5-7-8-7, na B: 5-7-8-7; na G: 4-5-7-5; na D: 4-5-7-5; na A: 3-5-7-5; e na E (mizão): 3-5-7-5. Toque a primeira nota de cada sequência acima com a palheta e toque as demais notas fazendo hammer-ons e pull-offs (explicação na seção dicas).
Como fazer seu próprio slide para guitarra
É muito fácil: basta saber que, numa tablatura, eu só devo tocar as notas juntas se estiverem uma sobre a outra. Se um número está antes do outro, deve ser tocado primeiro. Se estiver depois, deve ser tocado por último. E a distância entre os números acusa se devo tocar com um espaço curto, muito curto ou longo.
As notas devem ser lidas da esquerda para a direita. Note que este é um acorde sol maior. Note que estando na mesma coluna as notas devem ser tocadas todas de uma só vez indicando um acorde. Apenas devem ser tocadas as cordas marcadas (no exemplo acima todas).
Tablatura e Solos para Cavaquinho
Entendendo a viola caipira As linhas estão na ordem da mais grave para a mais aguda, de baixo para cima, seguindo a convenção de escrita musical onde o grave vai ser sempre representado mais abaixo e o agudo mais acima.