As fontes de ignição mais comuns nos incêndios, são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos (além dos raios, que são uma fonte natural de ignição). Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.
O botijão de gás é muito seguro e só vai ocasionar em uma explosão se houver negligência quanto às condições do próprio botijão, de seus equipamentos ou das dicas básicas de segurança para instalação.
Os botijões grandes têm uma válvula de segurança que impedem a sua explosão. ... Quando há alguma explosão o que realmente ocorre é a explosão causada pelo acúmulo de gás dentro da casa, que vazou por algum defeito técnico.
Quando você pluga um aparelho na tomada, ou o tira de lá; e até mesmo quando você liga ou desliga a luz, o atrito pode acabar gerando pequenas faíscas e, em grandes vazamentos, isso pode ser o suficiente para causar um incêndio ou até mesmo a explosão do botijão.
Em linhas gerais, você percebe que o gás está no fim quando o vasilhame fica bem mais leve, o que significa que o material liquefeito está acabando.
O material presente no interior do botijão é o GLP, sigla para Gás Liquefeito de Petróleo. Como o próprio nome (liquefeito – gás transformado em líquido) indica, no interior do botijão de gás, existe uma misura homogênea líquida. Isso mesmo!