O Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (Siap) da Instituição promove ações e serviços individualmente e em grupos com o objetivo de contribuir no processo saúde-doença, melhorando a qualidade de vida do usuário e seus familiares, e restituir aspectos emocionais e sociais com uma atuação mais próxima, ...
Psicossocial se refere a relação entre o convívio social do ponto de vista da psicologia. Consiste num ramo de estudo que abrange os aspectos da vida social em conjunto com a psicologia clínica. ... Existem avaliações psicossociais que são úteis para examinar a estrutura psicológica dos indivíduos.
O Estudo Psicossocial é um documento elaborado pelos Técnicos que compõem o Setor Psicossocial em decorrência da determinação do Juiz, podendo, também, ser requerido pelas partes da lide.
A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas.
De acordo site do Ministério da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial podem constituir diferentes modalidades de serviços que variam de acordo com o número de habitantes da região (CAPS I, CAPS II e CAPS III, atendimento a todas as faixas etárias, transtornos mentais médios e graves – inclusive pelo uso de ...
Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
O CAPSi é um tipo de serviço especializado em atender crianças e adolescentes com transtornos mentais e se operacionaliza em municípios com população acima de 200.
Para ser atendido nos Centros, basta procurar o serviço ou ser encaminhado pela Atenção Básica. Assim como em outras situações, o paciente também pode ir sozinho ou acompanhado. É importante procurar o serviço mais próximo e que atenda a região onde a pessoa vive.
Como faço para marcar uma consulta no Centro de Atendimento Especializado? Para agendamento de consultas basta entrar em contato pelo telefone 19 – e realizar o agendamento.
O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.
Estes componentes são constituídos por um elenco de pontos de atenção, dentre os quais se destacam os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) em todas as suas modalidades: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS ad e CAPS ad III.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Os atendimentos são voltados ao público adulto (CAPS Adulto), pacientes com dependência química (CAPS Álcool e Drogas) e crianças e jovens (CAPS Infanto-juvenil), e não há necessidade de encaminhamento para ser atendido.
VI - CAPS i: atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos ...
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou ...
CAPS II: Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente.
Ao começar o tratamento em um CAPS, a pessoa com depressão, em geral, irá passar por:
O papel do CAPS é o de promover, a partir da prestação de serviços de saúde mental e do acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos usuários, reintegrando-os a vida social e a convivência familiar.
As funções do CAPS constituem-se na prestação de atendimento clínico em regime de atenção diária, a promoção da reinserção social das pessoas com transtornos mentais, dar suporte e regular os serviços prestados à atenção básica de saúde, e organizar a rede de Atenção Psicossocial, em um determinado território ( ...
Em relação ao atendimento do CAPS, os usuários e familiares podem esperar um tratamento fornecido por equipe multiprofissional, baseado em projeto terapêutico individual construído a partir das necessidades apresentadas pelo usuário e sua família.
O CAPS atua como articulador estratégico da rede e da política de saúde mental em um determinado território, operando dentro de uma nova lógica de saúde, caracterizado por ser um núcleo de uma nova clínica, no qual se produz autonomia, convidando o usuário a se corresponsabilizar e ser o protagonista da trajetória do ...
Os Caps são serviços de saúde comunitários do Sistema Único de Saúde destinados a prestar acompanhamento, por equipe interdisciplinar, às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. E àquelas que necessitam de cuidado em função do uso e abuso de álcool e outras drogas.
Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica. Caso tenha possibilidade de ser reabilitado profissionalmente é encaminhado para a SeRP.
No CAPS AD, o enfermeiro(a), juntamente com a equipe interdisciplinar, busca promover a reabilitação psicossocial, com o intuito de cuidado aos usuários de drogas; como o acolhimento universal e incondicional ao paciente e seus familiares levando em conta as especificidades e necessidades de cada paciente, em muitos ...