TUE (Tomada de Uso Específico) Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.
TUE: Tomadas de Uso Específico São chamadas de específicos os pontos de tomada que alimentam uma corrente nominal superior a 10A. A carga desse ponto de tomada deve ser a carga do equipamento que será utilizado no local.
Para estabelecer a potência de pontos de tomadas de uso especifico devemos atribuir a potência nominal do equipamento a ser alimentado.
Sendo consideradas como pontos energizados, elas servem para a ligação dos equipamentos elétricos em residências, comércios e indústrias. As tomadas são classificadas em dois tipos, as tomadas de uso geral (TUG), e as tomadas de uso específico (TUE)!
TUG na verdade é a sigla usada para Tomada de Uso Geral, ou seja, são todas as tomadas da sua casa que não tem um aparelho específico que vai ficar ligado sempre nesta mesma tomada. As tomadas TUG também são usadas para os aparelhos de baixa potência.
Cada Elemento, Iluminação, TUG´s e TUE´s tem sua maneira de calcular a potência ativa sendo que o resultado deve ser em W (Watts). Para a Iluminação a potência total está em VA (Volt Ampere) e deve-se multiplicar por um Fator de Potência Adotada e assim converter em W.
QUANTAS TOMADAS COLOCAR NA SALA E NO QUARTO A quantidade de tomadas depende do tamanho do ambiente e dos equipamentos que são usados nele. Por isso, a norma fala somente de quantidade mínima: 1 para cada 5 m de parede (perímetro). Caso a sala ou quarto tenha menos que 3m2 ela deve ter uma tomada no mínimo.
Tabela utilizada para definira fator de demanda para circuitos de tomada (TUE). No exemplo que utilizamos são três circuitos de uso especial, e nesse caso, o fator de demanda é de 0,84. Agora basta multiplicar a potência de 9.
Os projetistas recomendam tomadas comuns, de 100 watts de potência, em média, para ambientes de estar, como salas e quartos. Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts.
2200W
Plugues e tomadas padrão 20A O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.