Evolução humana: 10 ancestrais essenciais
Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva. Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.
A analise de fósseis sugere que os primeiros hominídeos surgiram na África, por volta de 7 milhões de anos atrás. Os espécimes mais antigos já encontrados foram nomeados de Sahelanthropus tchadensis e Ardiphitecus kabadda, o último datado com 5,8 milhões de anos.
Cada ramo representa uma espécie e cada nó, o último ancestral comum entre essas espécies. ... Por exemplo, “F” é o último ancestral comum entre os orangotangos, gorilas, chimpanzés e humanos. Já a espécie “H” foi o último ancestral comum apenas entre chimpanzés e humanos.
“Antropoide” significa “que se parece com um homem”. Algumas classificações incluem o próprio homem no grupo dos antropoides. Homens e macacos antropoides pertencem ao grupo de animais que os cientistas chamam de primatas. ... Gorilas, orangotangos, chimpanzés e bonobos são antropoides superiores.
homo habilis
chimpanzés
Entre as várias espécies do gênero Homo, à qual pertencemos, podemos destacar a do Homo habilis (2 milhões a 1,4 milhão de anos), Homo ergaster (1,8 a 1,2 milhões de anos), Homo erectus (1,6 milhão a 150 mil anos atrás), Homo neanderthalensis (150 mil a 30 mil atrás) e Homo sapiens (de 130 mil anos até hoje).
Primatas: Os mais antigos viveram há cerca de 70 milhões de anos. Hominídeos: Família que inclui o gênero australopiteco e também o gênero humano. ... O australopiteco afarense, que viveu há cerca de 3 milhões de anos, era um pouco mais alto que o chimpanzé.