Qual é o melhor tipo de máscara para quem vai fazer o Enem? "Por ser um ambiente fechado, sem controle sobre o quão bem ventilado está o espaço e com muitas pessoas na sala, o melhor tipo de máscara é a PFF2, que é o padrão brasileiro equivalente à N95", indica Vitor.
Não há instrução sobre o modelo, cor e material de fabricação da máscara. A recomendação de médicos é que a máscara seja de tecido ou descartável, que se adeque bem ao rosto e não cause incômodo, pois o participante ficará várias horas com ela.
O edital do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais (Inep) para a realização do Enem 2020 coloca a máscara facial como item obrigatório, sob pena de ser impedido de realizar a prova caso não esteja com a proteção.
"Recomendo que levem duas máscaras e que na metade da prova troque pela máscara nova. Com isso, estarão protegendo a si mesmos e protegendo os colegas”, completa o especialista. Atualmente, há nas redes sociais um movimento pedindo o adiamento do Enem.
A ida ao banheiro é permitida sempre que preciso, informe ao aplicador quando precisar. Você será acompanhado por um fiscal de corredor até a porta do banheiro, local onde terá o detector de metais.
O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala de provas. Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação.