Carboidrato é um composto formado basicamente por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Por isso, quimicamente, recebe o nome de hidrato de carbono, cuja fórmula geral é Cx(H2O)y.
Os monossacarídeos (oses) são os açúcares simples, sendo geralmente cristalinos, doces e solúveis em água, de fórmula estrutural [C(H2O)]n, onde n > 2.
Os principais carboidratos
Epímeros são dois diasteroisômeros que diferem em apenas um carbono quiral. Na forma de anel, o epímero é chamado de anômero. Dois açúcares que diferem apenas na configuração ao redor de um átomo de carbono específico são chamados epímeros. ...
Quando o grupo aldeído das aldoses, ou cetona das cetoses, reage com a hidroxila da própria molécula, temos o fenômeno da ciclização das oses.
2 resposta(s) Polissacarídeos são carboidratos compostos por grande quantidade de moléculas de monossacarídeos (açúcares simples). O monossacarídeo presente, em maior quantidade, na formação dos polissacarídeos é a glicose. Portanto, celulose, amido, quitina e glicogênio são exemplos de tal composto.
Os glicídeos poder ser definidos como POLIHIDROXIALDEÍDOS ou POLIHIDROXICETONAS, pois possuem várias hidroxilas e um grupo carbonila que pode ser tanto uma CETONA como um ALDEÍDO. ... De acordo com a função química os monossacarídeos podem ser classificador em: ALDEÍDOS E CETONAS.
São definidos, quimicamente, como poli-hidróxi-cetonas (cetoses) ou poli-hidróxi-aldeídos (aldoses), ou seja, compostos orgânicos com, pelo menos três carbonos onde todos os carbonos possuem uma hidroxila, com exceção de um, que possui a carbonila primária (grupamento aldeídico) ou a carbonila secundária (grupamento ...
Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato. As valências livres de ambas as moléculas se unem produzindo a ligação glicosídica (-O-). ...
A união de dois monossacarídeos acontece através de uma ligação glicosídica. ... A maltose, por exemplo, possui uma ligação glicosídica entre o carbono 1 e o carbono 4 de seus monossacarídeos. A ligação glicosídica pode ser classificada em alfa ou beta dependendo da posição do radical hidroxila que participará da ligação.