Imantação é o processo de magnetização de um material que não apresenta características de ímã. Após ser imantado, o material transforma-se temporariamente em um ímã. Os materiais ferromagnéticos são aqueles sensíveis à presença de campo magnético e podem ser facilmente imantados.
Imantação é o processo de tornar um metal ferromagnético em um ímã(alinhar os ímãs elementares do metal para adquirirem propriedades magnéticas), é o mesmo que ocorre com a agulha das bússolas; para imantar é necessário a presença do metal com o ímã durante certo período, pode também imantar com o auxílio de passagem ...
Por contato: Une-se o corpo ao ímã. Por atrito: Uma barra de ferro atritada por um ímã, sempre no mesmo sentido, se imanta.
Primeiro deve-se imantar a agulha, passando-se o ímã natural várias vezes sobre ela, sempre na direção do seu comprimento e no mesmo sentido. Para saber se agulha já está bem imantada, aproxime-a de algum objeto metálico ferromagnético (ferro, clips, moedas, etc.) e verifique se há atração ou repulsão.
Os polos magnéticos correspondem aos pontos de um ímã para onde as linhas de indução magnéticas partem e para onde convergem, formando um campo magnético. Esses polos são chamados de polo sul e polo norte do campo magnético.
Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártida.
Já o Polo Sul, também conhecido como Antártida, é um continente, pois é uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo. ... Ao contrário do polo norte, ele apresenta variações de altitude, o que o deixa mais frio nas regiões mais altas.