Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
Em outras palavras, a indústria cultural nada mais é do que a nova forma de fazer arte e cultura, utilizando as técnicas de produção capitalista. ... Com isso, diversas empresas ganharam a possibilidade de produzir capital e conquistar visibilidade econômica dentro do mercado, garantindo uma boa posição no novo sistema.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
A principal característica da cultura de massa é justamente a possibilidade de difusão em larga escala pelos meios de comunicação, algo muito novo quando de seu surgimento, entre os séculos XIX e XX.
O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista.
Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.
A indústria cultural é aquela que utiliza como base a cultura de determinados polos do mundo para fabricar seus produtos. Contudo, ela também promove uma mudança no estilo de cultura dos indivíduos, promovendo assim, um comportamento muitas vezes considerado massivo em uma perspectiva de consumismo exacerbado.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.
1 São exemplos de cultura não material: AO) A religião, o sotaque e a roupa de um povo.
Os filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer criaram o termo “cultura de massa”. ... A cultura de massa trata as pessoas não como indivíduos, mas como uma massa que busca sempre as mesmas coisas.
A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes. Podem ser considerados elementos da cultura de massa variadas formas de expressão, como a música, dança, séries, filmes, moda, esportes, etc.
Em termos simples, a Cultura de Massa pode ser compreendida como uma cultura em que a sua expressão (transmissão da informação) tem o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas. São exemplos de Cultura de Massa: novelas - são capazes de prender a atenção dos telespectadores, que ficam em frente a uma TV.
Resposta. Resposta: A cultura de massa está diretamente ligada a forma que a indústria cultural veicula as informações para a população em todos os segmentos de entretenimento e consumo.
Resposta. Resposta: Desenhar, pintar, os produtos que consumo são musica, cinema, series, desenhos e peças.
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
A cultura de massa teria impacto na sociedade ao produzir uma homogeneização dos indivíduos. ... Walter Benjamin (1886-1940) ponderou que a indústria de massa era responsável por tornar a arte mais acessível a um maior numero de pessoas, não ficando mais restrita as classes sociais mais privilegiadas.
Resposta. A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.
Neste sentido, a relação que se dá entre Cultura e ideologia é de interdependência, uma vez que a ideologia representa a manifestação das formas de expressão de uma determinada Cultura. Nos veículos de comunicação em massa, a ideologia e Cultura podem ser consideradas produtos que são vendidos pela indústria cultural.
Resposta. Resposta: Através de propagandas e um marketing bem feito, que tentam nos vender produtos inúteis e sem qualidade, nos convencendo de que se comprarmos mudará nossas vidas. Dessa maneira a indústria cultural vende cultura, nos influenciando e nos manipulando da forma que querem.
A influência da indústria cultural pode ser observada na vida do jovem quando este tende a adquirir objetos “do momento”, que estão “na moda”, como celulares e tênis. Assim, este está sendo influenciado a comprar coisas determinadas pela indústria cultural através de propagandas.
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. ... Um exemplo disso é a chamada Indústria cultural, termo criado por sociólogos no início do século XX, mas que se mantém atual.
A relação que se dá entre indústria cultural, internet e sociedade de consumo é de interdependência, ou seja, todos estes elementos estão interligados entre si. A indústria cultural (formada pela grande mídia, shows, músicas e videoclipes) contribuiu para o surgimento da sociedade de consumo.
Resposta. A indústria cultural que, inclui músicas, novelas, filmes, teatros etc, possuí um grande influência no pensar dos outros, tanto positivamente, quanto negativamente. ... Mas na verdade, aquilo é apenas a alienação da indústria cultural/mídia.
Resposta: Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para designar o modo com que os produtos culturais dos vários setores artísticos são racionalmente fabricados seguindo a lógica do dinheiro e como os meios de comunicação determinam seu consumo massivo.
As formas pelas quais as pessoas se relacionam com os bens culturais são mediadas pelo valor de troca. ... A indústria cultural trata os indivíduos como clientes ou como sujeitos funcionais e, nesse movimento, a fraqueza do Eu revela-se na mesma proporção que a ilusão da existência individual.