Movimento em que a câmera efetivamente se desloca no espaço. Durante esse movimento ela pode manter a mesma distância e o mesmo ângulo em relação ao objeto filmado, se aproximar ou se afastar do objeto, contornar o objeto.
Num travelling frontal (de avanço ou de recuo), o deslocamento da câmara é perpendicular ao objeto. Travellings verticais (ou movimentos de grua) são aqueles em que a câmara se desloca para cima ou para baixo, em geral com o auxílio de um equipamento específico chamado de grua.
Travelling frontal (ou Dolly) – a câmera avança ou recua em relação ao objeto filmado. Forest Gump – O Contador de Histórias. Forest Gump – O Contador de Histórias. ...
No TRAVELLING (ou TRAV), a câmera “viaja”, isto é, desloca-se, na mão do operador, sobre um carrinho, sobre uma grua, em qualquer direção. (c) Movimentos de objetiva – usando uma lente do tipo ZOOM, você modifica o ângulo visual durante a tomada. Quando “aproxima” a imagem temos o ZOOM-IN, quando “afasta”, o ZOOM-OUT.
Travelling lateral – a câmera se desloca em paralelo ao objeto filmado, para direita ou para a esquerda.
O verbo travel significa viajar. Viajar significa ir de um lugar para o outro, que pode ser de avião, carro ou ônibus. ... Logo, quando queremos escrever que alguém está “viajando” no inglês americano, utilizaremos “traveling”. Ao empregar o inglês britânico, escreveremos “travelling”.
O plano é um conjunto de retas dispostas lado a lado de modo que não haja espaços entre essas retas e que ele também seja infinito, além de não descrever qualquer curva.
Plano: contém informações básicas incluindo os objetivos gerais do que se pretende fazer. Projeto: tem todas as fases de criação incluindo estudos de viabilidade para colocar em prática a ideia.
Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).