EQST

O Que Uma Expresso Partitiva?

O que é uma expressão Partitiva?

Os termos ou expressões partitivas na concordância verbal, como o nome já nos entrega uma pista, representam a parte de um todo, como por exemplo nas expressões "grande parte", "maioria" ou "minoria.

Quais são as expressões Partitivas?

Em primeiro lugar, o que são “termos partitivos”? São os que indicam “uma parte do todo”, como “maioria”, “minoria”, “grande parte”, “a maior parte”.

Como acontece a concordância verbal em expressões Partitivas?

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Qual de nós ou quem de nós?

Quando o sujeito contiver as expressões de nós, de vós ou de vocês, deve ser analisado o elemento que surgir antes dessas expressões: Se o elemento que surgir antes das expressões estiver no singular (qual, quem, cada um, alguém, algum…), o verbo deverá ficar no singular.

Que é quem concordância verbal?

d) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café. e) O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.

O que é concordância exemplos?

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa.

Quais são os tipos de concordância verbal?

Embora haja a regra básica de concordância verbal com o sujeito gramatical, existem diversos casos específicos.

  • Concordância verbal com sujeito simples.
  • Concordância verbal com sujeito composto.
  • Concordância verbal com verbos impessoais.
  • Concordância verbal com a partícula se.
  • Concordância verbal com o verbo ser.

Como melhorar a concordância verbal?

Ao utilizar o pronome relativo quem em uma oração, a construção verbal que o acompanha pode ser conjugada de duas maneiras. Pode-se optar por flexionar o verbo de acordo com a pessoa que antecede o pronome ou conjugá-lo na 3ª pessoa do singular.

Qual a importância da concordância na língua portuguesa?

A concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, ou seja, o verbo da frase deve concordar em número (singular ou plural) e em pessoa com o sujeito. ... Essa é uma das principais estratégias para você resolver questões de concurso concordância verbal.

Qual é a importância da concordância verbal?

A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Não pare agora... ... - Anteposto: nesse caso o verbo vai para o plural.

Quais são as regras de concordância nominal?

Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

Estão corretas as concordâncias nominais exceto em?

Estão corretas as concordâncias nominais, exceto: a) A sala e os quartos estavam desarrumados.