Resposta: Explicação: Hemocaterese é o mecanismo pelo qual o baço seqüestra os eritrócitos do sangue periférico através do sistema retículo endotelial. O sistema retículo endotelial é composto pelo baço e fígado (assume o lugar do baço nos pacientes esplenectomizados).
O processo de produção de eritrócitos é estimulado pela diminuição de oxigênio na circulação, que é detectada pelo rim, que então secreta o hormônio eritropoietina. Esse hormônio estimula a proliferação e diferenciação dos precursores dos eritrócitos nos tecidos hematopoiéticos, dando origem aos eritrócitos.
Eritropoetina ou EPO é uma hormona de glicoproteína que controla a eritropoiese, ou a produção de células vermelhas do sangue. É uma citocina (molécula de sinalização de proteína) para eritrócitos (glóbulos vermelhos) precursores da medula óssea. Também é produzido em células perisinusoidais no fígado.
A EPO ou eritropoietina é um hormônio glicoproteico secretado pelos rins, que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue.
Entre essas substâncias, podemos citar a água, a ureia, pequenas moléculas de sais, glicose e aminoácidos. As proteínas, por serem moléculas grandes, não conseguem passar através da parede dos glomérulos. A esse conjunto de substâncias filtradas é dado o nome de urina primária ou filtrado glomerular.
Veja 8 jeitos fáceis de desintoxicar o organismo
Devido a isso, o excesso de toxinas vai se acumulando no organismo, podendo gerar algumas complicações, e exigindo ajuda extra para o corpo realizar o detox. Problemas, como disfunção sexual, cansaço, falta de concentração e dor de cabeça são alguns dos distúrbios que podem aparecer.
Os efeitos colaterais iniciais mais comuns da desintoxicação incluem: