Suas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluidos corporais e secreções digestivas. Exemplos: sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. ... As funções destes minerais estão relacionadas a reações bioquímicas, ao sistema imunológico e ação antioxidante.
Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.
Os sais minerais podem ser encontrados de três formas nos organismos vivos: dissolvidos na água do corpo na forma de íons; na forma de cristais (como o carbonato de cálcio e o fosfato de cálcio encontrados nos ossos); ou associados a moléculas orgânicas (como o ferro na molécula de hemoglobina, o magnésio na clorofila ...
Sendo assim, são identificados pela ausência na fórmula dos íons H+ e OH-. Exemplo: Carbonato de potássio (K2CO3) e Cloreto de Sódio (NaCl).
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais).
Um sal para ser caracterizado como neutro deve apresentar:
Todos os compostos químicos têm um valor de pH, que pode variar de 0 a 14, onde os números representam a concentração de íons de hidrogênio em uma solução. O pH neutro é o pH da água pura, que é 7. Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base.
NaCl = ânion (Cl- - cloreto) + de + cátion (Na+ - sódio) = cloreto de sódio; Na2SO4= ânion (SO42- - sulfato) + de + cátion (Na+ - sódio) = sulfato de sódio; CaCO3 = ânion (CO32- - carbonato) + de + cátion (Ca+ - cálcio) = carbonato de cálcio.
A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, o infixo “de” e o nome do cátion.
Cloreto de potássio
Sal é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Existem certos tipos de sal que contém oxigênio na sua fórmula, porém, outros não o possuem. O sal que tem oxigênio é denominado de sal oxigenado.