1) Qual a equação reduzida da reta que passa pelos pontos (1, 2) e (2, 1)? a. y = –x + 3. b.
Resposta. Resposta: A equação geral da reta que passa pelos pontos G = (-1,-2) e H = (5,2) é 2x - 3y = 4; A equação geral da reta que passa pelo ponto P = (2,-3) e é paralela à reta 5x - 2y + 1 = 0 é 5x - 2y = 16.
Matemática. A equação reduzida da reta facilita a representação de uma reta no plano cartesiano. Na geometria analítica, é possível realizar essa representação e descrever a reta a partir da equação y = mx + n, em que m é o coeficiente angular e n é o coeficiente linear.
Matemática
Quando o ponto for externo à circunferência, deveremos encontrar o ponto de tangência utilizando a distância do centro da circunferência até a reta tangente, pois, assim, iremos determinar o valor do coeficiente angular da reta tangente, que, por sua vez, determinará a equação da reta tangente.
Duas circunferências são tangentes num ponto T, quando admitem uma reta tangente comum. Nesse caso, os centros das duas circunferências e o ponto de tangência T pertencem à mesma reta. Uma circunferência e uma reta são tangentes num ponto T, quando a reta é perpendicular à normal que passa por este ponto.