Melhores faculdades, segundo o MEC:
Essas são algumas das faculdades que são reconhecidas pelo MEC, com boas avaliações:
Como é calculado o IGC
EAD Ranking: as 10 melhores pós-graduações a distância
Qual pós-graduação fazer? 4 dicas para escolher o curso certo!
Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área, quantas vezes quiser.
Uma pós-graduação também é muito importante para aprofundar determinada área, explorar uma matéria, expandir o que já se sabe e também atualizar seus conhecimentos. ... Sendo assim, fazer uma pós é uma ótima alternativa para continuar com os conhecimentos em dia.
Como é o processo seletivo de uma pós-graduação? Antes de mais nada, você precisa saber se está apto para fazer uma pós. Para isso é necessário ter completado a sua graduação e dispor de um diploma ou, então, de um certificado que ateste a sua conclusão. Essa exigência é reforçada pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.
“De três a cinco anos após a faculdade, considere fazer cursos de especialização, que são mais simples, ou aqueles que sejam de uma área próxima da sua formação original”, orienta Souto. Se você é graduado em publicidade, não precisa esperar para fazer uma pós em marketing, por exemplo.
Instituições estaduais e privadas que oferecem bolsas de estudos para pós-graduação gratuita
Para fazer uma pós online e gratuita, basta apresentar o diploma da graduação e ser aprovado em algumas categorias exigidas pela faculdade escolhida. Os cursos têm validade perante o MEC quando mantêm carga horária mínima de 360 horas.
Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da USP são gratuitos para o aluno, ou seja, não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Porém os programas podem cobrar uma taxa para o processo seletivo, limitada a R$ 200,00.