3 – Phmetro e Calibração Para ter certeza de que as medições sejam precisas e confiáveis, é preciso realizar a calibração do medidor de ph. Isso geralmente é feito medindo diferentes soluções com valores padronizados e bem definidos e depois ajustando o medidor de ph com base em quaisquer desvios do valor de pH.
Procedimento básico para calibração de phmetro
Coloque o eletrodo na solução de calibração com um valor de pH igual a 7 e comece a leitura. Pressione o botão para medir ou calibrar o pH assim que o eletrodo estiver inserido na solução. O pH deve se estabilizar antes do assentamento, sendo importante deixá-lo repousar durante um a dois minutos.
pH
Remova o excesso de água do eletrodo; Coloque o eletrodo na solução padrão e veja se o número demonstrado pelo aparelho vai estar de acordo; Pressione o botão TEM/CAL para calibrar e realizar o ajuste, caso não esteja de acordo; Pressione o botão POWER/ENTER para confirmar a calibração.
Além disso, o pHmetro deve ser calibrado durante o uso com soluções padrão de pH, que geralmente acompanham o aparelho. A dica é escolher uma com o padrão pH 7 e outra com o valor próximo do que é esperado da amostra.
As tiras de pH não necessitam de nenhum calibração, manutenção e são muito práticas para aplicar em qualquer rotina. As tiras de pH consistem num filtro de papel impregnado com um indicador ou uma mistura de indicadores, que aponta a escala de pH – do ácido ao básico – através de uma variedade de cores.
A medição ocorre de forma muito simples, após o medidor de ph ser calibrado com a solução tampão, o eletrodo é mergulhado com a ponta na amostra e imediatamente ele produz milivolts que são transformados em escala de pH. ... Ao ser submerso na amostra, o eletrodo gera milivolts que são convertidos para uma escala de pH.
As soluções tampão de pH nacionais possuem os valores de 4, 7 e 10. Essas soluções são aplicadas para calibrar o eletrodo de pH que juntamente com o medidor de pH conseguem garantir uma medição correta dos valores que serão analisados.
Sendo estas as mais usuais maneiras de se medir o pH de uma substância sendo de maneira precisa em valores ou para determinação de fontes alcalinas ou acidas, sendo o medidor universal, papel tornassol, peagâmetro, fenolftaleina e o alaranjado de metila (metil orange), os principais.
O Slope de calibração é uma conversão que o pHmetro usa para transformar o sinal de mV em pH. O equipamento determina o slope medindo a diferença dos valores em mV entre os tampões de pH. O valor ideal de slope é -59,16 mv/pH. ... Em uma solução com pH 9,00, o valor em mV teoricamente deve ser -118,32 e assim por diante.
Para um armazenamento doeletrodo de pH ideal, indica-se manter o bulbo sempre hidratado, e mantenha-o na posição vertical, com o bulbo para baixo. Os eletrodos de pH combinados devem ser armazenados no eletrólito de referência.
Para preservar os eletrodos revestidos inalterados por longos períodos, é conveniente mantê-los na latas originais de embalagem fechadas, na posição vertical, colocados sobre estrados de madeira (pallets), e mantidos em ambientes não úmidos.
1. Lavar o sensor com água e sabão neutro, sempre massageando levemente o bulbo para não danificá-lo. Após a limpeza, deve-se recalibrar o equipamento.
PREPARAR 250 mL DE KCl A 3 M (3 MOL/L): ENTÃO: SE FOSSEMOS P/ PREPARAR 1 LITRO A 3 MOLAR: 74,5g x 3 = 223,5g. COMO SÓ PRECISAMOS DE 250 mL, BASTA DIVIDIR ESTE VALOR POR 4. ENTÃO 223,5 / 4 = 58,875 g.
Como preparar uma solução de 3 mols por litro de KCl
Método de administração É aconselhável administrar o Cloreto de Potássio durante ou após as refeições para minimizar irritação gástrica. As drágeas devem ser ingeridas inteiras, não podem ser trituradas, mastigadas ou chupadas, com ajuda de líquido, enquanto o paciente estiver sentado.
Preço e Disponibilidade