A Bola é redonda porque ela precisa rolar com facilidade e ela é formada por exágonos e ectágonos. Se ela fosse quadrada ela teria mais dificuldades no trabalho de rolar que é o objetivo dela.
A bola é um objeto utilizado para lazer de uma pessoa e em diversos desportos. A bola é geralmente esférica, mas pode ter outras formas, como a oblonga (apenas em poucos casos em especial, como a bola de rúgbi) ou a quadrada (que é usada no dominó).
O bambolê caracteriza uma circunferência, pois não possui um preenchimento; o prato simboliza um círculo, pois todo o seu interior é preenchido; e a bola representa uma esfera, pois, além de tridimensional, é uma forma circular.
Você sabe os benefícios da bola? Para os bebês ela pode ser usada para estimular o engatinhar,e para os que começaram a andar, serve de incentivo para ir buscá-la. Também ajuda a desenvolver o equilíbrio, coordenação motora, e fortalecimento muscular.
_ COMO BRINCAR O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e joga a bolinha de um lado para o outro.
O objetivo é fazer com que a bola acerte o oponente e, em seguida, caia no chão, “queimando-o”. ... Objetivo: Agilidade, velocidade, reflexo, força, equilíbrio e coordenação.
Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Os brinquedos têm papel fundamental nas brincadeiras, sendo importantes para o desenvolvimento da linguagem, motor, cognitivo e social. ... Ao representar essas realidades imaginárias, os brinquedos dão vida e asas à imaginação dos pequenos, estimulando as brincadeiras de faz de conta e a criatividade.
O brinquedo confeccionado com recicláveis, além de ajudar a preservar o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança do seu pensamento crítico e do aprendizado em relação ao desperdício (consequência do consumo exagerado).
O brinquedo estimula a coordenação motora, a atenção, a criatividade, a memória, além de facilitar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Para Vygotsky (2007) o que torna a atividade de brinquedo um meio de suprir a necessidade da criança, é que dentro desta atividade a criança pode realizar desejos que não são realizáveis em seu mundo imediato. É uma das formas que a criança tem de se relacionar com os inúmeros fatores que lhe são novos e curiosos.
Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros. ...
A brincadeira de faz de conta promove para a criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita em sua imaginação, a capacidade de planejar, de imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação.
Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. ... Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder.