Fonema e Letra representam respetivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita). ... Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto. Exemplo 1: coçar = 5 letras.
Sobre o que é a Fonética, é possível dizer que essa área da Linguística estuda detalhadamente os sons da fala em suas inúmeras realizações. A linguagem é estudada por meio de diversas áreas e, entre elas, encontra-se a Fonética, que se preocupa em analisar de forma detalhada os sons produzidos por uma língua.
Para viabilizar a procura em um conteúdo de cerca de 10 milhões de páginas digitalizadas, a Imprensa Nacional implementou funções de busca por correspondência fonética. ...
Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros. A análise fonética é a análise de um fonema no que diz respeito à suas classificações em número de sílabas e acento tônico, à sua decomposição em sílabas (divisão silábica) e à classificação dos fonemas que o constrói.
A Fonética e a Fonologia são uma das partes da Gramática e tratam dos aspectos fônicos, físicos e fisiológicos de uma língua. A Gramática registra e descreve todos os aspectos das línguas.
A fonética é o estudo da acústica e fisiologia da produção, percepção e sons da fala. Ela analisa os sons em sua realização concreta, na forma como as consoantes e vogais são pronunciadas. A fonologia é o estudo dos fonemas, os padrões de som de uma linguagem. O som da fala, o som produzido pelos humanos.
A fonética é uma ciência de suma importância para o estudo de uma língua (seja ela estrangeira ou materna), pois ela possui como unidade de estudo o som (fone), que é a concretização do fonema (unidade de estudo da fonologia).
A fonética e a fonologia são domínios da linguística fundamentais na descrição dos sons de uma língua. Quer isto dizer que facultam instrumentos de descrição e análise para a manifestação mais evidente de uma língua, a sua pronúncia. ... A fonologia permite explicar a organização dos sons num sistema de traços distintivos.
A fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. ... Estuda também a função que os sons da língua desempenham no sistema de comunicação linguística, sua organização e classificação. Seu principal objeto de estudo são os fonemas, menor unidade sonora das palavras.
Resposta: A Consciência Fonológica é um fator importante, para o desenvolvimento da linguagem, pois através dela a criança passa a perceber que a escrita não é o espelho da fala, pois o meio social em que a criança está inserida influencia diretamente na construção da fala da criança.
A consciência fonológica na alfabetização exige que seja pensada de forma que vise a contribuir com o aprendizado da criança de maneira satisfatória. Isso significa que os educadores devem apostar no caráter lúdico das atividades, pois somente dessa maneira os pequenos podem aprimorar essas habilidades.
As atividades que estimulam a consciência fonológica
Alguns exercícios simples ajudam a desenvolver a consciência fonológica:
A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica. Ou seja, o falante é capaz de identificar que a diferença entre as palavras faca e vaca está no som inicial que é /f/ em faca e /v/ em vaca, bem como é capaz de identificar e manipular os demais sons dessas palavras.
Para o autor que a Consciência Fonológica é fundamental para a alfabetização, já que os sons associados às letras são os mesmos sons da fala e é através do treino dessa habilidade que as crianças ganham essa sensibilidade.
Daí a importância de estimular as crianças a: contar as sílabas de palavras e comparar palavras quanto ao número de sílabas; dizer uma palavra maior ou menor que outra; identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba. Convide uma criança para ir na frente fazer a leitura de ajuste da parlenda.