Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio.
Pudemos concluir que as orações subordinadas adverbiais desenvolvidas se apresentam demarcadas pela presença da conjunção subordinativa e com o verbo flexionado, já as reduzidas não se constituem da conjunção, e o verbo aparece expresso também numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
Denominam-se orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais. Essas orações podem, em geral, ser desenvolvidas em orações subordinadas, sendo classificadas como as desenvolvidas correspondentes.
4 Por que, provavelmente, foi usada uma oração reduzida? Porque o texto publicitário costuma ser mais conciso, para ser lido e compreendido rapidamente.
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas Contêm verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio. De acordo com as formas nominais usadas, as orações podem ser: reduzida de infinitivo, reduzida de gerúndio ou reduzida de particípio.
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. ... Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.
Chamamos reduzidas as orações que, tendo o verbo flexionado numa das formas nominais – infinitivo, gerúndio ou particípio – dispensam o uso de conectivos. O emprego das formas reduzidas pode imprimir ao texto concisão e elegância, porquanto ajuda a evitar o emprego repetitivo dos conectivos mais usados.
Resposta. Explicação: Na forma desenvolvida, fica explícito o pronome relativo (que, o qual, os quais, etc.), conectivo que introduz a oração subordinada adjetiva.
- As orações reduzidas possuem o verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais; - Ao contrário das demais orações subordinadas, as reduzidas não são ligadas por conectivo; ... - As reduzidas possuem as mesmas características sintáticas das orações subordinadas desenvolvidas.
Para transformá-las em orações adjetivas reduzidas, temos que colocar o verbo em uma de suas formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio).
Orações desenvolvidas: orações subordinadas introduzidas por uma conjunção ou um pronome relativo; apresentam o verbo no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo. Orações reduzidas: não há conjunção ou pronome iniciando a oração subordinada; o verbo se encontra numa forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).
Formas nominais com função de nome Desempenhando função de nome, o infinitivo pode atuar como um substantivo, o particípio pode atuar como um adjetivo e o gerúndio pode atuar como um advérbio. Exemplos de infinitivo como substantivo: É necessário defender a igualdade social.
O verbo principal sempre estará em uma forma nominal: gerúndio, infinitivo ou particípio e o verbo auxiliar é que se conjugará em tempo, modo, número e pessoa.
São denominadas orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo numa das formas nominais, ou seja, infinitivo, gerúndio e particípio. As orações reduzidas de formas nominais podem, em geral, ser desenvolvidas em orações subordinadas. ... As orações reduzidas não são introduzidas por conectivo.
Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.
A oração subordinada substantiva predicativa, que chamaremos apenas oração predicativa, é aquela que funciona como predicativo do sujeito, portanto há sujeito na oração principal. O verbo da oração principal será sempre de ligação. Veja os exemplos: O ideal é / que nos tornemos amigos.