Estadiamento пїЅ o processo para determinar a localizaпїЅпїЅo e a extensпїЅo do cпїЅncer presente no corpo de uma pessoa. пїЅ a forma como o mпїЅdico determina o avanпїЅo da doenпїЅa no organismo de um paciente.
Pacientes oncolГіgicos costumam ser assistidos por diferentes profissionais mГ©dicos. Os resultados do estadiamento fazem uso de uma linguagem comum entre os profissionais de diferentes especialidades, facilitando a tomada de decisГЈo sobre o tratamento do paciente.
O sistema de estadiamento utilizado para o cпїЅncer de mama пїЅ o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer (AJCC). O sistema AJCC mais recente (janeiro/ 2018) usa sistemas de estadiamento clпїЅnico e patolпїЅgico para o cпїЅncer de mama:
Uma importante caracterГstica do sistema linfГЎtico Г© a produção de linfГіcitos, principalmente os glГіbulos brancos, componentes essenciais do sistema imunolГіgico. Os linfГіcitos sГЈo produzidos em estruturas situadas em diversos pontos do corpo, ao longo do sistema circulatГіrio linfГЎtico, denominados linfonodos.
Um cГўncer que apГіs estadiamento apresente TNM baixo como esse do exemplo acima tem mais probabilidade de sucesso no tratamento que, por sua vez, tambГ©m serГЎ mais fГЎcil. Para alguns tipos de cГўncer, Г© possГvel que cada letra tenha seu significado alterado ou apresente subcategorias.
Esses exames de imagem são capazes de fornecer informações com precisão a respeito da localização e da disseminação do tumor. No entanto, uma biópsia (coleta e exame de amostras de células do tecido doente) é necessária para confirmação do diagnóstico de câncer.
Uma vez determinados o T, N e M, sпїЅo combinados para atribuir uma nota global. Para a maioria dos cпїЅnceres, o estпїЅgio utiliza um nпїЅmero romano de I a IV, onde o estпїЅgio IV (4) пїЅ o mais elevado e significa que o cпїЅncer пїЅ mais avanпїЅado do que a fase imediatamente anterior e assim sucessivamente. Algumas vezes os estпїЅgios sпїЅo subdivididos, usando letras como A e B.
Como existem muitos fatores para o agrupamento dos estпїЅgios do cпїЅncer de mama, nпїЅo пїЅ possпїЅvel descrever todas as combinaпїЅпїЅes possпїЅveis que podem ser incluпїЅdas em cada estпїЅgio. As diversas combinaпїЅпїЅes significam que duas mulheres que tenham o mesmo estadiamento podem ter fatores diferentes que compпїЅem o estпїЅgio.
O sistema de estadiamento mais comum Г© conhecido pela sigla TNM, da AJCC (American Joint Committee on Cancer, ou “ComitГЄ Conjunto Americano de CГўncer”). Nesse sistema, a letra T Г© referente a tumor, o N a linfonodo e o M a metГЎstase.
Tendo em vista que um órgão pode apresentar vários tipos histológicos de tumor, é de se esperar que os sistemas de estadiamento variem com a classificação histopatológica do mesmo. Por exemplo, os sistemas de estadiamento do câncer gástrico da UICC e da SJCG só são aplicáveis ao adenocarcinoma de estômago.
AlГ©m dos valores fornecidos pelo sistema TNM, mais comumente utilizado, outros fatores podem ser necessГЎrios ou precisarГЈo ser considerados para se determinar o estГЎgio de desenvolvimento de um cГўncer. Sendo assim, veja a seguir, alguns desses fatores.
Os mпїЅdicos utilizam diferentes tipos de exames e testes para determinar o estadiamento do cпїЅncer. Dependendo da localizaпїЅпїЅo do tumor, o exame fпїЅsico pode dar algumas pistas. Exames de imagem, como raios X, tomografia computadorizada, ressonпїЅncia magnпїЅtica, ultrassom e PET scan, tambпїЅm podem fornecer informaпїЅпїЅes precisas sobre a localizaпїЅпїЅo da doenпїЅa e sua disseminaпїЅпїЅo.
Em alguns tipos de cпїЅncer, outros fatores tambпїЅm sпїЅo utilizados para determinar o estпїЅgio, como o tipo celular e o grau (quпїЅo anormais as cпїЅlulas cancerпїЅgenas sпїЅo observadas ao microscпїЅpio) ou ainda os resultados de determinados exames de sangue.
Importante. Detalhes sobre os trпїЅs primeiros fatores (categorias TNM) estпїЅo descritas abaixo. No entanto, a adiпїЅпїЅo de informaпїЅпїЅes sobre o status de ER, PR e HER2, junto com o grau, tornou o estadiamento do cпїЅncer de mama mais complexo do que para os outros tipos de cпїЅncer. Por essa razпїЅo converse com seu mпїЅdico sobre o seu estadiamento especпїЅfico e o que isso significa.
Um exemplo que ilustra bem essa relação Г© o caso do marcador do cГўncer de prГіstata, o antГgeno prostГЎtico especГfico conhecido pela sigla PSA. Sua leitura Г© levada em conta para o estadiamento desse tipo de cГўncer.
A necessidade de se classificar os casos de câncer em estádios baseia-se na constatação de que as taxas de sobrevida são diferentes quando a doença está restrita ao órgão de origem ou quando ela se estende a outros órgãos.
A American Joint Committee on Cancer (AJCC) e a UniпїЅo Internacional de Controle do CпїЅncer (UICC) utilizam o sistema de classificaпїЅпїЅo TNM como uma ferramenta para os mпїЅdicos estadiarem diferentes tipos de cпїЅncer com base em determinadas normas. Ele пїЅ atualizado a cada 6 a 8 anos para incluir os avanпїЅos na compreensпїЅo de uma doenпїЅa como o cпїЅncer. No sistema TNM, a cada tipo de cпїЅncer пїЅ atribuпїЅda uma letra ou nпїЅmero para descrever o tumor, linfonodos e metпїЅstases.
Portanto, o estadiamento de um câncer é a avaliação do seu estado de disseminação no organismo do paciente. Para esse fim, existem procedimentos internacionais que, embora estejam em permanente aperfeiçoamento, constituem protocolos que devem ser seguidos pelos profissionais médicos.
Enfim, o estadiamento de uma neoplasia maligna requer, por parte do mГ©dico, conhecimentos bГЎsicos sobre o comportamento biolГіgico do tumor que se estadia e sobre o sistema de estadiamento adotado.
AlГ©m das graduações numГ©ricas, as categorias T e N podem ser subclassificadas em graduações alfabГ©ticas (a, b, c). Tanto as graduações numГ©ricas como as alfabГ©ticas expressam o nГvel de evolução do tumor e dos linfonodos comprometidos. O sГmbolo "X" Г© utilizado quando uma categoria nГЈo pode ser devidamente avaliada.
Existem alguns métodos diferentes de se realizar o estadiamento do câncer no organismo. Sistemas internacionais com ampla validade costumam ser adotados pela comunidade médica. Esses métodos passam por constantes revisões e atualizações para seu aprimoramento.
Esse site пїЅ protegido pelo reCAPTCHA e a polпїЅtica de privacidade e os termos de serviпїЅo do Google podem ser aplicados.
Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático. Estágio IV: Metástase a distância, ou seja, espalhando para outros órgãos ou todo o corpo.
O cГўncer surge a partir de uma mutação genГ©tica, ou seja, de uma alteração no DNA da cГ©lula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princГpio sГЈo inativos em cГ©lulas normais.
Conclusões. A sedação paliativa é uma opção para aliviar sofrimento de pacientes no fim da vida, devido a sintomas refratários, especialmente dispneia e delirium, após terem sido esgotadas todas as outras opções de tratamento.
As pessoas em estado terminal e seus familiares tambГ©m devem ser preparados para os sinais fГsicos caracterГsticos que a morte se aproxima. A consciГЄncia pode diminuir. Os membros comeГ§am a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular.
Ataques de ansiedade, medos repentinos e sensação de que vai morrer ou enlouquecer, esses sГЈo alguns dos sintomas que as pessoas com SГndrome do PГўnico costumam sentir.
Uma vez cessadas as funções vitais, o corpo esfria a uma média de 1,0 °C a 1,5 °C por hora. Considerando que a temperatura média de um ser humano é entre 36 °C e 37 °C, o cadáver atinge a temperatura do ambiente em 24 horas, no máximo.
O especialista explica, no entanto, que cabelo e unha vão eventualmente se decompor. "O tempo varia, mas se entrar em contato com o solo, a degradação é mais rápida", diz. "Já fiz exumação com 3 anos de sepultamento e não encontrei material, mas também presenciei cabelos e pelos em cadáveres após 40 anos."