Os povos que têm papoula em seus campos – europeus e asiáticos – costumam usar esta planta para tratar sintomas de ansiedade e estresse, pelo seu conteúdo em papaverina e morfina; tosses, asmas e bronquites, pelo seu conteúdo em codeína; dor de dentes e outras necessidades de antiinflamatório, sudorese e analgesia.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), só "o cultivo da papoula (Papaver somniferum L.) é proibido" porque "dá origem a entorpecentes, como heroína e ópio". ... Ela vem da mesma planta com a qual se produz o ópio, só que a semente não é narcótica.
Significado de Ópio substantivo masculino Substância extraída da popoula, papaver somniferum, de efeito analgésico, narcótico e hipnótico, muito usada no desenvolvimento e na produção de morfina, heroína, codeína etc.
O mecanismo de atuação da morfina age no sentido de dificultar a ação dos receptores opióides, já que essas estruturas são importantes na regulação normal da sensação da dor.
Derivada do ópio, foi sintetizada no final do século XIX para ser uma alternativa não-viciante para a morfina, como tratamento para dor e para tosse de crianças (!) . Seu uso preferencial é intravenoso, pois o efeito ocorre mais rapidamente – e mais devastador.
Outros alcalóides fazem do ópio um agente anestésico, e por milhares de anos a droga foi utilizada como sedativo e tranqüilizante, além de ser ministrada como remédio para disenteria, diarréia, gota, diabetes, tétano, insanidade e até ninfomania.
Os principais Alcaloides do ópio são: a morfina (10%), a codeína, a tebaína, a papaverina, a narcotina e a narceína. Alcaloides de ação excitante - laudanosina e tebaína.
Outro termo usado é "viver no mundo da lua", usado para dizer que uma pessoa vive desatenta, distraída.