O osso pisiforme (também chamado de pisiforme) é um pequeno osso do punho, em forma de ervilha. O osso pisiforme é encontrado na fileira proximal do carpo. Ele está localizado aonde a ulna se encontra com o carpo, no punho. Ele se articula somente com o osso piramidal.
O escafoide é o principal osso do carpo de um total de 8 ossos. Ele exerce um papel muito importante na biomecânica do punho, funcionando como um elo de conexão entre as fileiras proximal e distal dos ossos do carpo.
O escafoide é o osso do carpo mais comumente lesado. Fraturas do escafoide usualmente resultam da hiperextensão do punho, geralmente durante uma queda sobre a mão estendida. Podem interromper o suprimento de sangue à porção proximal do escafoide.
O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 6 a 12 meses. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.
O pulso torcido, ou entorse de punho, é caracterizado pelo estiramento ou rompimento dos ligamentos que conectam os ossos e as articulações do pulso. Geralmente, essa lesão pode ser causada durante atividades físicas ou por um trauma.
O diagnóstico da fratura de punho é feito por meio de exame clínico e raios X. Geralmente, o paciente apresenta dor, inchaço e, eventualmente, deformidade no local. Em um paciente da terceira idade, os ossos mais frágeis se quebram em pedaços maiores e há um desvio maior entre os fragmentos./span>
Os sintomas de um osso deslocado podem incluir inchaço, hematomas e dor. Quando ocorre uma luxação, muitas vezes você poderá ver o osso "fora de lugar"./span>
O movimento descrito na imagem divulgada na rede social consiste em fechar a mão, com o polegar voltado para dentro, e, em seguida, flexionar o punho para cima e para baixo./span>