substantivo feminino Cirurgia através da qual o canto do olho é restaurado para aumentar a abertura da pálpebra: cantoplastia ocular. [Por Extensão] Procedimento cirúrgico feito no dedão do pé que, com anestesia local, remove o canto da unha encravada para evitar que ela cresça na direção errada.
Como funciona a Cantoplastia A Cantoplastia é uma pequena cirurgia feita com anestesia local (troncular) na base do dedo acometido, sendo bem tolerada. O procedimento visa a remoção da porção lateral da unha, bem como a matriz e o granuloma ocasionado pela unha encravada, seguida de eletrocoagulação.
O dermatologista é o profissional indicado para realizar este tipo de tratamento. A assistência de um podólogo pode ser necessária em alguns casos. É o médico dermatologista. Caso seja necessário acompanhamento com outros profissionais, ele irá indicar e explicar.
O dermatologista sempre deve ser consultado quando a pessoa nota alterações nos cabelos ou nas unhas. Sim, o dermatologista também é o médico que cuida dos cabelos e das unhas.
Os procedimentos mais indicados são a cantoplastia para resolver agudamente o problema, e a cauterização com desbridamento da matriz e raiz ungueal. Esta ultima tem a vantagem de resolver quase 100% dos casos, sem retorno do problema.
Extrair a unha alivia os sintomas logo após porque a unha deixa de brigar com a pele ao redor. No entanto, ela vai nascer novamente e irá encravar de novo e, dessa vez, pode até ser pior. No entanto, Há um tipo específico de unha encravada que se resolve dessa maneira.
O que fazer para tirar pus da Unha Encravada? Mesmo com o uso de pomada antibiótica, o tratamento para unha encravada com pus normalmente inclui levantar a unha e colocar um pouco de algodão ou gaze, mas alguns médicos podem preferir cortar os cantos da unha, removendo os pedacinhos de unha que encravaram na pele.