O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e caixa de voz ou laringe.
As células enteroendócrinas do intestino são células semelhantes às encontradas no estômago, secretam hormônios peptídicos que controlam várias funções do sistema gastrointestinal.
Um outro tipo celular encontrado no epitélio intestinal é o enterócito (Figs. 12, 13, 14). Trata-se de uma célula caracterizada pela presença de uma membrana plasmática apical modificada em microvilosidades que exibe um glicocálix muito desenvolvido.
O esôfago é um órgão que apresenta formato cilíndrico, formado por tecido muscular, apresenta cerca de 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. É um órgão que compõe o sistema digestório, sendo responsável por fazer a ligação da faringe até o estômago e levar os alimentos ingeridos até o estômago.
O tubo digestivo Faringe: canal com cerca de 14cm de comprimento que liga a boca ao esôfago, responsável pela passagem de alimento. É comum aos sistemas digestório e respiratório.
As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.
O sistema digestório atua no processamento do alimento, garantindo a absorção dos nutrientes importantes para o corpo. O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
Função. A função da faringe é de receber o ar que chega das cavidades nasais e passa pela laringe, indo até a traqueia. ... No caso dos alimentos, eles entrarão no tubo digestivo sempre pela via bucal e seguirão pela faringe média, descerão pelo esôfago e seguirão seu caminho no sistema digestivo.
A faringe tem a função de fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente. Durante o percurso, o ar e o alimento nunca se encontram, devido a mecanismos que bloqueiam a entrada de cada um nas vias erradas.
A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. É na faringe que encontramos as chamadas tonsilas, formadas por tecido linfático e atuantes na defesa do organismo.
Os três músculos pareados da faringe interna atuam como um grupo para elevar a laringe, encurtar a faringe e atuar durante a deglutição e a fala. Esses músculos são conhecidos como estilofaríngeo, palatofaríngeo e salpingofaríngeo.