Sempre que se fala sobre como funcionam as criptomoedas, o conceito de criptografia está presente, já reparou? E não é para menos! Esse é um processo no qual dados se tornam ilegíveis para terceiros não autorizados, o que é essencial para o universo dos ativos digitais.
Para te ajudar a entender melhor o que é criptografia de dados e como esse método pode beneficiar você e seu negócio, vamos explicar como a criptografia funciona e qual a sua importância na internet hoje. Além disso, você também vai aprender mais sobre os diferentes tipos de criptografia e algoritmos.
A principal vantagem do AES sobre o DES é o tamanho das chaves geradas, cujo comprimento pode ser de até 256 bits, tornando-as mais difíceis de decifrar por usuários não autorizados. Além disso, o algoritmo de criptografia AES é mais rápido, já que é matematicamente mais eficiente.
Se você voltar um pouco no tempo e navegar pela história das criptomoedas, verá que Satoshi Nakamoto (seja lá quem for essa ou essas pessoas) tomou como base para a criação do Bitcoin o debate promovido pelos Cypherpunks, o qual defendiam o uso da criptografia como única maneira de garantir a privacidade das pessoas em processos realizados virtualmente, a exemplo da criação de um dinheiro eletrônico.
Vale ressaltar que os algoritmos de encriptação são comumente categorizados em dois grupos principais: simétricos e assimétricos. Vamos entender um pouco mais sobre isso!
O algoritmo criptográfico RSA utiliza tamanhos de chave significativamente maiores do que outras soluções de algoritmos de criptografia de chave pública. O RSA suporta chaves assimétricas de até 4096 bits, que são quase impossíveis de decifrar, mesmo com um computador moderno.
A codificação via chave simétrica é ideal em casos em que a prioridade é a velocidade e não a adição de uma camada extra de segurança. Muitas empresas costumam utilizar esse tipo de criptografia simétrica para proteger dados estacionários, como arquivos de contratos de trabalho de funcionários que são mantidos em um único local — como uma plataforma de armazenamento em nuvem.
Esse algoritmo de chave pública costuma ser utilizado para proteger aplicações web, mensagens de email e blockchains de criptomoedas. Os certificados SSL e TLS também fazem uso do algoritmo RSA para executar seus processos de criptografia assimétrica.
A chave pública é utilizada para cifrar, ou seja, encriptar os dados que serão transmitidos ou armazenados. E como o próprio nome sugere, é ela que pode ser compartilhada com o recebedor para esse conseguir visualizar as informações.
Apesar da diferença, basicamente, ambas fazem a mesma função. Mas será que uma é mais segura que a outra? E quais seriam as vantagens e desvantagens dessas duas técnicas criptográficas?
Isso você já deve saber bem, não é mesmo? O que talvez ainda não saiba é que essa camada de segurança tem duas versões, digamos assim, que são a criptografia simétrica e assimétrica.
Antes de se tornar obsoleto, o DES era tipicamente utilizado para proteger transações financeiras eletrônicas. Seu uso na atualidade inclui treinamentos em criptografia e projetos de pesquisa.
Sendo assim, a criptografia de dados assimétrica oferece uma camada adicional de segurança, porém é mais lenta — justamente devido a esses passos extras. A criptografia de chave pública costuma ser utilizada mais comumente na proteção de trocas de informações sensíveis na internet, como mensagens de email.
Uma das técnicas de criptografia mais conhecida se chama “Cifra de César”, que substitui as letras do alfabeto umas pelas outras, considerando um deslocamento de posição de três letras para frente, ou três para trás — por exemplo, considerando o deslocamento para frente, a letra A passa a ser representada pelo D, o B pelo E, e assim por diante.
Tais certificados são documentos eletrônicos que contém dados sobre a identidade da entidade e chaves criptográficas (uma pública e uma privada) para realização das operações no ambiente digital, sendo emitidos com período de validade previamente definido por uma Autoridade Certificadora (AC).
O Twofish possibilita a compensação de desempenho de acordo com a relevância de diversos parâmetros, como velocidade de encriptação e capacidades de hardware. Sendo assim, isso faz com que o algoritmo criptográfico Twofish seja a solução ideal para aplicações com recursos limitados de armazenamento e memória RAM.
Já a criptografia assimétrica requer duas chaves distintas, uma é a chave pública e a outra a chave privada — e é essa a utilizada no mundo das criptomoedas.
Funcionamento. O RSA envolve um par de chaves, uma chave pública que pode ser conhecida por todos e uma chave privada que deve ser mantida em sigilo. Toda mensagem cifrada usando uma chave pública só pode ser decifrada usando a respectiva chave privada.
Entendendo algoritmo RSA (de verdade)
Como descriptografar arquivos
No primeiro baixar do software Yodot Photo Recovery e instalá-lo em seu computador com Windows. Agora execute o aplicativo e escolha qualquer uma das opções "Deleted Photo Recovery" ou "Lost Photo Recovery" Escolha o disco rígido ou unidade de armazenamento externo de onde você precisa restaurar fotos criptografadas.