Suspeita de lesão tissular profunda: área localizada de pele intacta de coloração púrpura ou castanha ou bolha sanguinolenta devido a dano no tecido mole, decorrente de pressão ou cisalhamento.
Saiba reconhecer as características da lesão por pressão
Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).
A úlcera comum tende a cicatrizar e voltar a ocorrer. Portanto, a dor pode ocorrer durante dias ou semanas e, depois, diminuir ou desaparecer, retornando novamente com a volta da úlcera. Apenas metade das pessoas apresenta os sintomas característicos.
A úlcera duodenal é uma pequena ferida que surge no duodeno, que é a primeira parte do intestino, que liga diretamente no estômago. Geralmente, a úlcera se desenvolve em pessoas que foram infectadas com a bactéria H. pylori, que retira a proteção da mucosa do estômago e causa inflamação da parede do duodeno.
O tratamento para a úlcera venosa é feito de acordo com a orientação médica e normalmente é feita com o uso de meias compressivas, que estimulam a circulação local, e com o uso de pomadas que facilitam a cicatrização.