A fermentação ocorre no citosol e inicia-se com a glicólise, quando ocorre a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato. Percebe-se, portanto, que inicialmente esse processo é semelhante à respiração celular. ... Tanto na fermentação alcoólica quanto na lática o NADH doa seus elétrons e é convertido em NAD+.
A digestão de gorduras ocorre em maior quantidade a partir do DUODENO, a primeira porção do intestino delgado, logo após a saída do estomago, onde varias enzimas são lançadas do quimo. A principal enzima responsável por digerir as gorduras é a LIPASE.
Absorção lipídica Os ácidos graxos de cadeia curta podem ser absorvidos no estômago, embora a maior parte da absorção de gorduras ocorra apenas no intestino delgado . Uma vez que os triglicerídeos são decompostos a ácidos graxos e glicerol eles se agregam, juntamente com o colesterol, em estruturas chamadas micelas .
Os lípidos mais comuns na dieta de um indivíduo são os triglicerídeos, pequenas quantidades de fosfolípidos, colesterol e ésteres de colesterol. A digestão de quase todos os lípidos (lipólise) inicia-se no intestino delgado, com exceção da gordura da manteiga, que é digerida no estômago pela tributirase.
A maior parte do excesso de energia é armazenada sob a forma de gordura. Outra parte é armazenada como carboidratos, geralmente no fígado e nos músculos. Como resultado, ganha-se peso corporal.
Se os carboidratos que uma pessoa ingere produzem energia em excesso do que o corpo requer para seu gasto de energia, a lipogênese converte o excesso de energia em gordura corporal, uma fonte de energia de longo prazo.