EQST

Que Homem Um Homem Que No Faz Do Mundo Um Lugar Melhor?

Que homem é um homem que não faz do mundo um lugar melhor?

Rafael Pêty: Que homem é um homem que não torna um... Que homem é um homem que não torna um mundo melhor?

Quais os motivos do surgimento das cruzadas?

De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.

Qual era os objetivos dos nobres ao tomarem parte das cruzadas?

Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.

Quais eram os objetivos dos nobres?

Diferentes Nobres tinham diferentes objetivos, havendo aqueles que viam nas Cruzadas um dever religioso, mas também aqueles que viam nelas uma oportunidade de conquistar terras e poder, expandindo a sua influência.

Quais os efeitos das Cruzadas para o mundo?

Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.

Qual era o objetivo dos legisladores atenienses?

Os legisladores atenienses pretendiam estabelecer um regime legal que garantisse a manutenção da ordem social, permitindo que as eventuais reformas fossem realizadas (as reformas de Clístenes, por exemplo, expandiram o direito ao voto e os direitos dos mais pobres) sem que a estrutura social passasse por uma crise .

Qual o papel dos legisladores?

O legislador tem 4 (quatro) funções bem definidas: legislar, fiscalizar, julgar e administrar. Legislar é a função mais própria – por isso que um legislador integra o Poder Legislativo. O ato de fazer leis é principalmente do legislador. Ato comum é feito também pelo chefe do Poder Executivo e de outro Poder.

Quais foram os principais legisladores atenienses que promoveram mudanças que originam a democracia?

Resposta. Resposta: Os principais legisladores atenienses que promoveram mudanças que originaram a democracia foram Drácon, Sólon e Clístenses...

O que é a reforma de Solon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

Quais foram as realizações de Solon?

Reestruturou as instituições políticas, deu direito de voto aos trabalhadores livres sem bens e codificou o direito e promulgou uma legislação especial sobre o uso de águas de fontes públicas (594 a. C.). Implantou reformas políticas e regulamentou o exercício do poder nas diversas categorias sociais.

Quem foi Solon e quais suas realizações?

Sólōn; (Atenas, 638 a.C. – 558 a.C.) foi um estadista, legislador e poeta grego antigo. Foi considerado pelos antigos como um dos sete sábios da Grécia antiga[1] e, como poeta, compôs elegias morais-filosóficas. Em 594 a.C., iniciou uma reforma das estruturas social, política e econômica da pólis ateniense.

O que foram as reformas de Solon e Clístenes?

Clístenes expandiu o Conselho dos 400, instituído por Sólon, ao criar o Conselho dos 500, sendo que cada tribo escolhia cinquenta membros. Esse Conselho passou a exercer alguns dos poderes antes conferidos ao Areópago.

Quais foram as reformas propostas por Solon em 594 AEC?

Dentre as reformas propostas por Sólon (594 – 591 a.C.) encontramos o regime censitário. Essa proposta condiciona a participação política à renda do cidadão. ... e) Consolidou-se o monopólio político dos eupátridas, estabelecendo que as altas magistraturas e os car- gos da administração seriam privativos dessa clas- se.

Qual é o significado do princípio de isonomia o qual guiou as reformas de Drácon Solon e Clístenes?

Clístenes: acabou com a Tirania e instituiu a Democracia, ao dividir a população em dez tribos com o princípio da isonomia (todo cidadão era igual perante à lei, mas excluía os menores de 18 anos, mulheres, estrangeiros e escravos), com cargos preenchidos por eleições e sorteios, ampliou a Bulé (Senado) pra 500 membros ...

Como se caracteriza as reformas de Solon e Drácon na sociedade grega?

No que tange à natureza das leis, Sólon anulou alguns dos excessos que marcavam as punições anteriormente normatizadas por Drácon. Além disso, reformulou os direitos dos primogênitos no repasse das heranças e empreendeu o fim da escravidão por dívidas.

Qual foi a reforma proposta por Drácon?

O princípio básico dessa reforma era que os mais importantes direitos e privilégios da cidadania ateniense não dependessem mais dos laços de parentesco e do nascimento, mas sim da renda da propriedade territorial.

Qual grupo social foi totalmente atendido com as reformas de Solon?

Eupatridas

Como funcionava a democracia grega após as reformas de Clístenes e qual era a função da bulé e da Eclésia?

Entre as reformas de Clístenes está o reconhecimento da igualdade de todos os cidadãos atenienses perante a lei da cidade. ... Era responsabilidade da Bulé, por exemplo, formular leis que seriam votadas na Eclésia. Na colina de Pnyx, os cidadãos atenienses reuniam-se para participar da Eclésia, a assembleia popular.

Qual era a função da Ecclesia?

Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.

Como era selecionado o conselho de 500 ou bulé?

Conselho dos Quinhentos A Bulé era composta por quinhentos cidadãos, maiores de 30 anos de idade, escolhidos aleatoriamente de entre as dez tribos existentes, sendo que cada uma só podia eleger cinquenta elementos para cada mandato/ ano. ... A Bulé era dividida em Pritanias constituídas pelos elementos de cada tribo.