Resposta. Os escravos eram vistos como essenciais para a democracia ateniense porque eram a maior força de trabalho daquela sociedade, usados para trabalhar desde o campo até nas residências dos atenienses.
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Em linhas gerais, o ostracismo condenava o acusado à perda de seus direitos políticos e ao exílio durante dez anos, sem a perda de suas propriedades. O termo ostracismo foi inspirado no processo que conduzia alguém a esse tipo de punição política.
De qualquer maneira, foram diferentes na medida que a Democracia grega era limitada a algumas Cidades-Estado, enquanto que o modelo republicano dos romanos era, por meio das conquistas militares, imposto a uma série de outros povos.
Roma era formada por Patrícios e Plebeus: Patrícios - nobres, donos de terras, eram os cidadãos romanos. Plebeus - camadas populares, acredita-se que eram os antigos moradores da região. O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, forma escolhida por plesbicito em 1993.
I. Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.
Resposta. A democracia ateniense visava que apenas homens, maiores de idade, de boa família e nascidos em Atenas podiam exercer direitos políticos. Dessa forma, eram excluídos as mulheres, os estrangeiros, os escravos e os homens de baixa renda.
Olá, Mulheres, estrangeiros e escravos não possuíam direitos na sociedade Ateniense, ainda que o modelo vigente fosse o democrático. ... Já os escravos, além de não possuírem quaisquer direitos, eram vistos como seres inferiores. Estrangeiros também eram excluídos da cidadania.
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos.
Resposta. Os incluídos eram apenas os HOMENS RICOS e nascidos na Grécia. Todos os outros, sejam eles, mulheres, escravos, homens pobres, viajantes etc eram excluídos da política.
Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas. Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.
Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.