Significado de torneador Instrumento com que os espingardeiros abrem as escorvas.
Função: Preparam, regulam e operam máquinas/ferramentas que usinam peças de metal e compósitos, de acordo com os padrões de qualidade. Interpretar desenhos, esboços, modelos, especificações e outras informações para planejar as operações a serem executadas. Selecionar os instrumentos de medição.
De acordo com diferentes métodos de controle, o torno é dividido em torno convencional e torno CNC.
O torno permite usinar peças de forma geométrica, operando com a utilização de placas para fixação da peça a ser trabalhada. As placas podem ser de 3 castanhas (formatos de encaixe) se a peça for cilíndrica ou de 4 castanhas, se o perfil da peça for retangular .
O Torno Revolver é o torno que tem como característica a fabricação em série de peça com auxílio do cabeçote móvel que vem adaptado a várias ferramentas diferentes para executar processos de usinagem com rapidez, em peças pequenas (ex: buchas).
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. ... O princípio de funcionamento do torno consta de três movimentos: rotação da peça, movimento longitudinal de avanço da ferramenta e movimento transversal da ferramenta.
Melhor torno mecanico para iniciantes
A Placa De Torno 3 Castanhas é uma das engrenagens utilizadas para o funcionamento do torno, que serve para fazer e dar acabamento em peças para que elas cheguem as medidas desejadas, podendo ser cilíndricas, cônicas ou retangulares para ser empregada em diferentes fins.
Placa De Torno Mecânico 4 castanhas – utilizada para confeccionar peças torneadas retangulares; ... Placa lisa – é uma placa de torno muito comum e que tem excelente apoio para peças que tem formas muito irregulares.
A castanha para torno é uma importante ferramenta para a usinagem. É utilizado para fixar a peça que irá trabalhar nos tornos. É possível encontrar alguns tipos diferentes de castanha para torno. ... A castanha para torno é utilizada para fabricar peças de formato cilíndrico.
Quando as peças a serem torneadas são de pequenas dimensões, de formato cilíndrico ou hexagonal regular, elas são presas por meio de um acessório chamado de placa universal de três castanhas. A peça é presa por meio de três castanhas, apertadas simultaneamente com o auxílio de uma chave.
A mais comum é a placa universal de três castanhas. Prende-se a peça por meio da parte raiada interna, em caso de peças cilíndricas. Em caso de peças em formato de anel, prende-se a peça por meio da parte raiada externa. Se for fixar uma peça em forma de disco, usar castanhas invertidas.
A Placa Universal Para Torno como seu próprio nome indica, é uma placa versátil. Normalmente, é indicada para ser utilizada em peças curtas que não necessitam do madril para serem fixadas. A Placa Universal Para Torno faz parte do sistema de fixação da ferramenta.
Principal Função: Cabeçote Móvel ou Contra-ponto: parte do torno onde se desloca sobre o barramento oposto ao cabeçote fixo, a contraponta e o eixo principal estão situados na mesma altura e determina o eixo de rotação da superfície torneada.
A ponta rotativa diminui o atrito entre a ponta e a peça. Ela gira mais suave e suporta velocidades mais fortes, longitudinais. Quando a ponta é rebaixada, ela facilita o faceamento do topo.
A contraponta rotativa, por definição, é utilizada para apoiar a extremidade da barra a ser torneada para, assim, ajudar na manutenção da linha de referência do centro dessas peças.
Caixa Norton Também conhecida por caixa de engrenagem, é formada por carcaça, eixos e engrenagens; serve para transmitir o movimento de avanço do recâmbio para a ferramenta.
Como- e sabido, uma caixa de avanço e roscas de mãquinas-operatrizes além de possuir características mecânicas e longa vida útil, deve atuar também de modo a promover-se dentre 15 as suas -congêneres e personalizar-se ante o mercado consumidor, visando, desse modo, a obtenção de um conjunto funcio-'1 nal e versátil.
suavemente e suporta esforços radiais e axiais, ou longitudi- nais; ponta rebaixada: facilita o completo faceamento do topo. A ponta é semelhante à contraponta fixa e é montada no eixo principal do torno por meio da placa arrastadora. em usinagem de passes profundos.
Você utilizará uma ferramenta de corte, que será fixada no porta ferramentas, também conhecido como castelo, que tem movimentos reguláveis de avanço contra a peça que estará girando fixada na placa principal, removendo o material chamado de cavaco.
PARTES DO TORNO Cabeçote móvel Suporte Cabeçote fixo Placa Torre de ferramentas Eixo de cilindrar Eixo de roscar Caixa norton Garras 3 Em geral, os tornos mecânicos são compostos basicamente de: barramento, cabeçote fixo, caixa de engrenagens (Caixa Nórton), placa, carro principal, carro transversal, cabeçote móvel, ...
As lunetas para torno mecânico são acessórios de ferro com parafusos nas extremidades, que servem para segurar as peças em que se deseja trabalhar em um torno. Com elas, é possível tornear eixos longos de pequenos diâmetros.
Em todas as placas usa-se uma ferramentas auxiliar de trabalho chamado de arrastador que é firmemente preso à peça, transmitindo-lhe o movimento de rotação, funcionando como órgão intermediário, entre a placa e a peça a ser usinada.
Os tornos mecânicos são vendidos apenas com componentes básicos. Mas existem muitos acessórios e ferramentas especiais para eles, como VDI, morsas, hidráulicas, cabeçotes, rosqueadores, localizadores de aresta, porta cones, pinças, mandril de aperto rápido e outros.