Tente ler esse verso devagar, como se fosse uma só palavra, e vá contando quantas pausas existem até a última sílaba tônica. Você encontrou as dez sílabas poéticas, certo? Repare que a expressão "busque amor", aos invés das quatro sílabas comuns (bus-que-a-mor), tem na poesia apenas três sílabas.
Veja ainda os principais livros de poesia de Vinicius de Moraes:
Além de ter sido um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um dos fundadores, nos anos 50, do movimento musical Bossa Nova, foi também importante poeta da Segunda Fase do Modernismo. Foi também dramaturgo e diplomata.
LP Vinicius / Toquinho / Título da música: Onde Anda Você / Vinícius de Moraes (Compositor) / Hermano Silva (Compositor) / Toquinho (Intérprete) / Vinícius de Moraes (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1975 / Nº Álbum: 6349 134 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Bolero.
Em 1975, Vinicius de Moraes lançou o álbum "O Poeta e o Violão". Gravado em Milão, o LP teve a participação especial dos maestros Bacalov e Bardotti. No mesmo ano, a gravadora Philips lançou o álbum "Vinicius e Toquinho". Deste LP, destaca-se "Onde Anda Você" - parceria com Hermano Silva e que alcançou grande sucesso.
De Moraes Vinicius
De Moraes Vinicius
De Moraes Vinicius
O soneto expressa o desejo do poeta em findar sua vida no êxtase do amor, pois na ultima estrofe ele almeja (hei) morrer de amar (não de outra coisa) mais do que pude (ou do que é humanamente possível).
Denomina-se soneto um poema de forma fixa, composto por 14 versos, apresentados em 4 estrofes (ou estâncias), sendo 2 quartetos e 2 tercetos. O nome deste gênero lírico é originário do italiano sonetto, que significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som”.
O que é um soneto??? Um poema de 4 estrofes, em que as duas primeiras são quartetos (quatro versos em cada) e as duas últimas são tercetos (três versos em cada), totalizando 14 versos. Um soneto sempre terá essa estrutura, se tiver versos a menos ou a mais, não será soneto.
Por fim, o soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. Todos eles têm dez sílabas poéticas, classificando-se como decassílabos.
As palavras que rima entre si na primeira estrofe são: Rua & Sua // Aconchego e Sossego // Teima e Lima. E vamos a classificação: Rua & Sua: Rima imperfeita toante, externa, grave e rica. Aconchego & Sossego: Rima perfeita, externa, grave e pobre.
Esses poemas se concentraram nas emoções e sentimentos humanos no tempo presente, e foram uma partida de estilos anteriores que enfatizavam mudanças de emoção ao longo do tempo. Uma grande quantidade de poesia renascentista é inspirada pelo amor ou paixão, com muitos poetas dedicando obras aos seus interesses amorosos.
Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.