Veja os materiais e saiba como plantar morango em cano de PVC na posição horizontal
Faça furos grandes em forma de meia lua em alturas diferentes na garrafa PET para plantar as mudas. Misture todos os ingredientes do substrato. Faça furos na base da garrafa PET para escoar a água da rega. Coloque uma camada de argila expandida no fundo da garrafa.
Transplante – Retire as plantas do plástico preto e a leve para o vaso, cave um buraco profundo o suficiente para acomodar as raízes e cubra com a terra previamente retirada. Deixe o caule mais espesso um pouco acima da superfície e plante as mudas com um espaço de 25 a 30 cm entre elas.
Os meses de maio e junho são o período mais adequado para o plantio de morangos, com mudas que podem começar a frutificar em outubro. Pequena, a fruta é uma das opções possíveis de cultivo para o quintal de casa ou até mesmo para uma horta vertical em apartamento, mas demanda vários cuidados e muita atenção.
A irrigação pode ser feita de três maneiras:
É utilizado um substrato composto por casca de arroz carbonizada (entre 60% e 70% da mistura) mesclado com composto orgânico curtido (de 40% a 30% da mistura). Esse substrato, após misturado homogeneamente, pode ser inserido em bolsas plásticas, conhecidas como slabs, ou aplicado em calhas (madeira ou plástico).
Os furos na parte superior, onde se planta, devem ser feitos com furadeira e serra-copo de 50 a 60 mm de diâmetro (rápido, homogêneo e limpo). Observar os períodos de irrigação, que no início deve ser com pouca água, e ir aumentando gradativamente. O slab não pode sofrer encharcamento – a drenagem deve ser espontânea.
Cada muda pode produzir um quilo de morangos por ano e cada flor do pé se tornará uma fruta, como pode ser visto nas fotos abaixo. Além disso, quando as mudas se desenvolvem eventualmente crescem com elas um caule rastejante que lança raízes e brotos, dando origem assim a novas plantas.