Uma comunidade autónoma é uma entidade territorial que, no ordenamento constitucional de Espanha, é dotada de autonomia legislativa e de competências executivas, bem como da faculdade de se administrar mediante representantes próprios.
Chama-se região autônoma ou autónoma a área de um país que possui algum grau de autonomia ou liberdade de qualquer autoridade externa. Tipicamente, costuma ser geograficamente distinto do país a que pertence, ou é povoado por uma minoria nacional.
Existem 17 comunidades autônomas e duas cidades autônomas: Ceuta e Melilla. Cada uma delas possui características e traços próprios, os quais você poderá apreciar, por exemplo, conhecendo seus monumentos e cidades, durante seus festivais e tradições ou saboreando sua culinária típica.
Que não é totalmente autónomo (ex.: institutos semiautónomos ). Grafia no Brasil: semiautônomo. Grafia no Brasil: semi-autônomo. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: semiautônomo.
O grupo semi-autônomo caracteriza-se pela formação de uma equipe de trabalhadores que executa, cooperativamente, as tarefas que são determinadas ao grupo. Não há uma predefinição de funções para os membros. Certo grau de flexibilidade em relação ao sistema de produção.
Territorialmente, o país divide-se em municípios, províncias e comunidades autônomas. Estas últimas, organizadas segundo a constituição de 1978, constituem a forma pela qual se articulam no sistema político as diversas regiões e nacionalidades, anteriormente submetidas ao poder central.
Aq esta a resposta: A Comunidade de Madrid ou Comunidade de Madri é uma das 17 comunidades autónomas da Espanha, localizada no centro do país. É uma comunidade uniprovincial, cujo nome é partilhado também com a sua capital. Limita com as províncias castelhanas de Guadalajara, Cuenca, Toledo, Ávila e Segóvia.
A Espanha está dividida em 16 Comunidades Autônomas e duas cidades autônomas, Ceuta e Melilla....Principais Cidades
As 17 comunidades autónomas são: Andaluzia, Aragão, Ilhas Baleares, Canárias, Cantábria, Castilla-La Mancha, Castela e Leão, Catalunha, Comunidade de Madrid, Comunidade Foral de Navarra, Comunidade Valenciana, Extremadura, Galiza, País Basco, Principado das Astúrias, Região de Múrcia e La Rioja.
Os municípios da Espanha (em castelhano: municipios), 8131 no total, são o nível básico de governo local espanhol.
Enfim, são 20 países que têm o espanhol como idioma oficial e a maior parte deles está localizado na América do Sul e Central....Espanha
Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Cuba, Guiné Equatorial, Honduras, Panamá, República Dominicana, México e Espanha. Falam espanhol oficialmente 21 países.
Assim, com todas as suas variedades, o espanhol tornou-se a língua materna de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além de língua oficial na Guiné ...
Monarquia
Apesar disso, o rei tem basicamente a função de representar o país e não possui pleno poder de governo na Espanha, já que o Poder Legislativo recai sobre o parlamento, com deputados e senadores eleitos a cada quatro anos.
Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol, é o atual Presidente de Governo da Espanha desde 02 de junho de 2018, quando foi designado para tal cargo pelo rei Felipe VI. Sánchez sucedeu a Mariano Rajoy, após a moção de censura ao seu governo em 2018.
Pedro SánchezDesde 2018
Pedro Sánchez Pérez-Castejón (Madrid, 29 de fevereiro de 1972) é um economista e político espanhol, atual presidente do Governo da Espanha desde 2018, secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) desde 2014 e foi deputado por Madrid nas Cortes Gerais desde 2009.
De acordo com a classificação de sistemas de governo no mundo, a Espanha possui a forma de monarquia parlamentarista, pois seu poder legislativo, (representado na figura das Cortes Gerais), exerce a maior parte da responsabilidade legislativa e de governo.
O regime de organização de Espanha sob a forma de monarquia reúne as características típicas da forma de governo ou Estado monárquico, a saber: Sucessão hereditária dos membros da família real na chefia do Estado, com o título de Rei de Espanha.
A legitimidade do novo regime estabelece-se com a Constituição de 1876 que forma o novo modelo de Estado com um poder legislativo dividido em duas câmaras: Congresso dos Deputados e Senado, com um sufrágio censitário para escolher o Congresso e um Senado nomeado pelo rei; o monarca conservava boa parte das funções de ...
Reis Católicos foi a denominação que recebeu o casal composto pela Rainha Dona Isabel de Castela e o Rei Dom Fernando II de Aragão.
A lista de monarcas da Espanha começa, por tradição, com os Reis Católicos, Fernando II e Isabel I, reis de Aragão e Castela respectivamente.
Fernando II de Aragão
Isabel I de Castela
Introdução. Fernando e Isabel foram os primeiros reis da Espanha. Conhecidos como Reis Católicos, expulsaram do país os muçulmanos (adeptos do islamismo). Também financiaram as explorações de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo.